30/10/14

SP: Para construir corredores, Haddad vai alargar 39 avenidas e 27 ruas

O prefeito Fernando Haddad (PT) enviou à Câmara Municipal projeto de lei que prevê alargamentos ou prolongamentos em 39 avenidas e 27 ruas de São Paulo

Notícias
 

Fonte: O Estado de S. Paulo |  Autor: Diego Zanchetta, Bruno Ribeiro e Caio do Valle  |  Postado em: 18 de fevereiro de 2014

Avenida 23 de Maio, que será alargada para receber

Avenida 23 de Maio, que será alargada para receber corredor

créditos: J.F. Diório

 

As vias serão adaptadas para receber 150 km de corredores de ônibus previstos para serem construídos até 2016 – obras de alargamento serão realizadas, por exemplo, em algumas das avenidas mais movimentadas da cidade, como na 23 de Maio e na Bandeirantes, na zona sul, e na Celso Garcia e na Marechal Tito, na zona leste.

 

Na maior parte dessas avenidas também haverá desapropriações de centenas de comércios e residências, como ao longo da Avenida Belmira Marin e da Estrada do M’Boi Mirim, no extremo sul, onde existe resistência de associações de bairros contra as mudanças. No texto do projeto que chegou aos vereadores, porém, não é feita a estimativa do número de desapropriações.

 

Na proposta o prefeito também reserva terrenos para a construção de oito terminais de ônibus, o que também vai gerar desapropriações. “A proposta objetiva o alargamento de diversas vias da cidade, de modo a adequá-las aos padrões exigidos para os corredores exclusivos de transporte coletivo, bem como as demais compatibilizações viárias necessárias à organização e articulação do sistema, a exemplo da construção de novos terminais”, justificou Haddad no projeto de lei.

 

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, tem afirmado que a Prefeitura espera obter recursos para a construção dos corredores repassando para a iniciativa privada parte dos terrenos que serão desapropriados para a construção dos corredores. Tatto chegou a dizer que as desapropriações incluiriam quadras inteiras, mas que nem todo esses espaço seria usado efetivamente para abrigar os novos equipamentos públicos.

 

Os espaços excedentes, segundo o secretário, é que seriam repassados à iniciativa privada. Incorporadoras usariam esses terrenos para a construção de prédios residenciais e comerciais. Assim, além de obter uma fonte extra de recursos, a Prefeitura atuaria para adensar as áreas ao redor dos novos corredores, reorganizando a ocupação urbana da cidade.

 

As diretrizes que permitem o adensamento dessas áreas já estão no novo Plano Diretor da cidade, cujo texto substitutivo deve ser apresentado na quarta-feira pelo relator do projeto, vereador Nabil Bonduki (PT).

 

AS AVENIDAS E RUAS QUE SERÃO ALARGADAS

Avenidas

Radial Leste
Rangel Pestana
Celso Garcia
Governador Carvalho Pinto (Tiquatira)
São Miguel
Marechal Tito
Estrada do Guavirituba
Agamenon Pereira da Silva
Belmira Marin
Guarapiranga
Estrada do M’Boi Mirim
Estrada da Riviera
Carlos Caldeira Filho
Estrada de Itapecerica
Estrada da Baronesa
Estrada da Cachoeirinha
Nossa Senhora do Sabará
Cristalino Rolim de Freitas
Moreira Guimarães
Washington Luiz
Interlagos
Senador Teotônio Villela
João Batista Conti
Dom João Néri
Lageado Velho
Estrada do Iguatemi
Marcio Beck Machado
Gaivotas
Canal do Cocaia
Lourenço Cabreira
Mathias Beck
Gregório Bezerra
Antonio Carlos Benjamim dos Santos
Paulo Guilguer Reimberg
Dos Bandeirantes
Presidente Tancredo Neves
Alvarenga
José Pinheiro Borges
Miguel Inácio Curi

 

Ruas

Padre Benedito de Camargo

Abaitinga
Isabel Schmidt
Carlos Gomes
Borba Gato
Aquiles Estaço
Domingos Borges
Luiz Mateus
Capitão Pucci
Getulina
Francisco Roldão
Santa Sabina
Saturnino Pereira
Passagem Funda
Luiza
Pedro Escobar
Joaquim Napoleão Machado
Ieda Santos Delgado
Antonio Carlos Monteiro Teixeira
Manuel Alves Soares
Armando de Vieira
Alziro Pinheiro Magalhães
Major Lúcio Dias Ramos
José Vieira
Otavio Vasco do Nascimento
Coronel Amaro Sobrinho
Castelo do Piauí

 

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