Em SP, recarga do Bilhete Único poderá ser feita dentro dos ônibus

Secretário municipal de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, disse ainda que a nova licitação do transporte público deve sair este ano

Notícias
 

Fonte: Veja  |  Autor: Veja  |  Postado em: 31 de julho de 2014

Bilhete único, utilizado para pagamento das passag

Bilhete único, novidades no pagamento da passagem em SP

créditos: Caio Palazzo/ Veja

 

A prefeitura de São Paulo renovou por mais um ano o contrato de concessão do serviço de ônibus na cidade com a exigência de que as empresas já troquem as cerca de 15 mil máquinas validadoras do bilhete único em todos os veículos.

 

Os equipamentos poderão fazer a recarga dos cartões com créditos pré-pagos pela internet e tirar fotos em alta definição de passageiros que utilizam gratuidades como forma de fiscalização. A São Paulo Transporte (SPTrans) também renovou o serviço por meio de contrato emergencial com os permissionários que operam o sistema de lotações, que também devem trocar os equipamentos.

 

Segundo o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, a nova licitação do transporte coletivo deve sair neste ano. "Estamos aguardando a auditoria. Mas ao mesmo tempo já estamos discutindo o edital para definir como vai ser o transporte coletivo em São Paulo." De acordo com Tatto, as novas máquinas validadoras já serão usadas no novo formato. "Isso (a exigência) é para ganhar tempo para não esperar a nova concessão. Colocamos a exigência de que eles (os empresários) terão que apresentar o contrato com os fornecedores desses validadores", explicou Tatto.

 

Ainda segundo o secretário, a prefeitura aceitará apenas validadores de empresas já homologadas pela SPTrans. "É um investimento de longo prazo. Foi um modelo que juridicamente nós encontramos de não perder tempo, avançar na implantação do sistema", disse.

 

Novas funções

Os novos equipamentos validadores terão outras funcionalidades como computador de bordo, GPS, biometria e coleta de dados sobre as linhas para a SPTrans definir mudanças e estratégias operacionais de acordo com a demanda. Tatto afirmou que ainda não foram definidos quais serviços estarão funcionando ainda neste ano.

 

Segundo Francisco Christovam, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SP-Urbanuss), cada validador custará entre 5 mil e 5.500 reais. Ainda de acordo com ele, a instalação da nova tecnologia começa em outubro e deve ser concluída em janeiro.

 

Leia também:

"Superinteressante" expõe painéis e infográficos no Metrô de São Paulo 

Multas por desrespeito a ciclistas triplicam em São Paulo 

Em São Paulo, buracos na calçada deixam pedestres em perigo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário