Projeto em Santos (SP) promete acessibilidade plena no Gonzaga

Projeto de reurbanização da prefeitura no quadrilátero turístico da Baixada tem prazo de execução de 12 meses

Notícias
 

Fonte: Diário do Litoral  |  Autor: Diário do Litoral  |  Postado em: 02 de março de 2015

Obras vão complementar algumas intervenções já rea

Obras se somam a outras intervenções já realizadas

créditos: Divulgação

 

As avenidas Marechal Deodoro e Marechal Floriano Peixoto, no entorno da Praça da Independência, que formam o quadrilátero turístico e comercial do Gonzaga, ganharão um visual totalmente novo, complementando as intervenções já executadas na Av. Ana Costa. A Prefeitura publicou no Diário Oficial de sexta-feira(27) o edital das obras.

 

Os serviços, que vão garantir plena acessibilidade, têm valor estimado em R$ 5.673,254,73 e prazo de execução de 12 meses. A verba para a reurbanização é do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do Governo do Estado.

 

Novas sarjetas serão construídas, com guias pré-moldadas, e novas bocas de lobo instaladas. As vias receberão 4.220 m² de pavimentação asfáltica e sinalização horizontal e vertical. O projeto prevê ainda a execução de piso em mosaico português e em concreto desempenado mecanicamente, sendo parte deste com pigmentação.

 

Será instalado piso em ladrilho hidráulico podotátil nas áreas determinadas pela NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas. É a norma que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Uma área revestida com piso de lajota de concreto intertravado complementa o projeto.

 

Pedestre

O projeto contempla a elevação das faixas de pedestre no meio das vias. Com isso, as pessoas atravessarão a rua com mais conforto, em um plano reto, deixando aos veículos o trabalho de passar pela elevação da pista.

 

Canteiros verdes serão implantados com a colocação de cordonéis em concreto para delimitação dos jardins. O paisagismo contará com o plantio de grama esmeralda e instalação de 38 floreiras.

 

Para ampliar as áreas de infiltração da zona urbana será instalado piso drenante. Um total de 17 lixeiras e 14 bancos, distribuídos pelas duas vias, completa o novo mobiliário urbano.

 

Fiação

Está previsto ainda o embutimento da fiação com a execução de infraestrutura para redes de energia e comunicação, e a instalação de 38 postes de iluminação pública que totalizarão 76 luminárias.

 

É uma tendência que se firma em todas as obras de requalificação de espaços urbanos na cidade. Assim como a programada ampliação dos passeios, criando áreas de convivência na Rua Floriano Peixoto.

 

Leia também:

Santos (SP) ganhará ciclovia em duas importantes avenidas

Novos radares reduzem índice de acidentes no litoral paulista

Ciclovia em calçada divide opiniões de moradores e ciclistas em São José (SP)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário