Paraná busca novas opções de mobilidade urbana

Secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e o diretor-presidente da Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba estão interessados no VLT cearense

Notícias
 

Fonte: A Gazeta do Iguaçu  |  Autor: A Gazeta do Iguaçu  |  Postado em: 12 de junho de 2015

VLT cearense serve de modelo para governo curitiba

VLT cearense serve de modelo para governo curitibano

créditos: Divulgação

 

O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, e o diretor-presidente da Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Omar Akel, foram conhecer, na Região Metropolitana do Cariri (RMC), no Ceará, o modelo de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Este modelo de transporte atende a população de diversas cidades do Nordeste e leva a cada viagem mais de 1.000 passageiros, com conforto, eficiência e eficácia, a custo baixo.

 

Segundo o secretário, em breve o Paraná vai iniciar estudos para analisar a viabilidade de implantação de VLT na Região Metropolitana de Curitiba. “Já temos uma gigante malha férrea implantada e que poderia ser usada para isto”, diz Ratinho Junior. O secretário conta que o VLT da Região Metropolitana do Cariri (que abrange 11 cidades) é montado no Brasil desde 2009, com tecnologia alemã, pela empresa Bom Sinal. "Só em Natal, capital do Rio Grande do Norte, por exemplo, o VLT percorre um trecho de 50 km”, diz Ratinho Júnior.

 

De acordo com o secretário, em toda a Região Nordeste é aproveitada a malha ferroviária já existente para o transporte de passageiros. “E todos os municípios por onde passa a linha férrea da Região do Cariri é área de influência na Região Sul do Estado e nas áreas de divisa com os Estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí, levando transporte de qualidade e a preços baixos para toda a população”. 

 

Leia também:

Prefeito de Curitiba pede R$ 463 milhões a mais para metrô em Curitiba

Governo do Paraná lança programa de incentivo ao uso da bicicleta

Em Curitiba, prefeitura promove atividades de ciclismo nas regionais


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário