Em Curitiba, prefeitura promove atividades de ciclismo nas regionais

Programa Bicicleta no Seu Bairro, da Secretaria Municipal de Transportes procura ampliar a cultura da bicicleta em todas regiões da cidade

Notícias
 

Fonte: Bem Paraná  |  Autor: Bem Paraná  |  Postado em: 14 de maio de 2015

Atividades buscam ampliar culutra da bicicleta

Atividades buscam ampliar culutra da bicicleta

créditos: Cesar Brustolin

 

Motoristas e pedestres foram convidados a participar de atividades de ciclismo na Rua da Cidadania do Boqueirão/Carmo nesta quarta-feira (13). O local foi escolhido para o lançamento do projeto Bicicleta no Seu Bairro, promovido pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). O projeto tem o objetivo de discutir e incentivar o uso e a cultura da bicicleta em todas as regionais da cidade.

 

“O atendimento à população será permanente em todas as regionais. Temos uma série de informações para passar e queremos saber das pessoas também o que podemos fazer para ajudá-las a adquirir o hábito do uso da bicicleta”, disse o coordenador de Mobilidade Urbana no Trânsito da Setran, Gustavo Garrett.

 

Um circuito foi montado na quadra coberta da regional para treinamento de ciclistas que têm dificuldade de andar de bicicleta ou nunca andaram. “A proposta é promover a oportunidade de a pessoa subir na bike e aprender não só a andar, mas também como andar de forma segura e adequada nas vias”, explica Garrett.

 

Os monitores do projeto orientam o iniciante sobre como sinalizar, ou como ajustar um freio no caso de uma emergência, cuidados que deixam o ciclista apto a circular com segurança nas vias. Quem passou pela Rua da Cidadania do Carmo ainda pode ouvir palestras sobre direitos e deveres dos ciclistas, participar de pedalada, de aula de mecânica básica de bicicletas, projeção de filmes ligados ao tema.

 

O líder do grupo Pedalada Cristã, Angelo Rumor, de 39 anos e morador no bairro Xaxim, participou das atividades e destacou a importância do trabalho de conscientização. “São ações como esta que permitem a integração e o bem-estar de quem pedala em Curitiba”, explicou Rumor, que promove três vezes por semana saídas para pedalada no bairro e parques para crianças e iniciantes, reunindo aproximadamente 140 pessoas por saída.

 

O administrador Jonatas Senna, de 22 anos, utiliza a bicicleta como seu principal meio de transporte e auxiliou na divulgação do evento Bicicleta no Seu Bairro. “Sou a favor deste projeto e de outros que já deram certo como a Via Calma. Quanto mais medidas de incentivo, maior será a quantidade de ciclistas circulando com segurança”, comentou Senna.

 

Durante uma blitz educativa realizada no semáforo ao lado da Rua da Cidadania do Carmo – no lado oposto ao da Igreja do Carmo – um ciclista chamou a atenção dos organizadores. Conduzindo uma bicicleta modelo Caloi 10, Pedro Zancanella, de 51 anos, morador do Uberaba, não tem as mãos e pedala frequentemente. Aos 10 anos foi vítima de queimadura e perdeu as mãos. Escolheu o modelo de bicicleta de guidão curvo e acionamento duplo de freio, com o qual consegue pedalar com segurança com comando dos braços. “Fazia até 50 quilômetros por dia do trajeto de casa ao meu trabalho, ida e volta. Hoje estou aposentado, mas continuo pedalando”, conta.

 

O Bicicleta no Seu Bairro é uma parceria de secretarias municipais, administrações regionais e organizações não governamentais de Curitiba. A próxima regional a receber o projeto Bicicleta no Seu Bairro, será a Portão/Fazendinha, ainda sem data definida.

 

Leia também:

Cidades para crianças 

Curitiba vai ampliar sua malha cicloviária

Planejamento da mobilidade urbana: a ficha agora caiu?

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário