Motoristas de ônibus de Manaus terão ação de conscientização sobre ciclismo

Atividade do Pedala Manaus será neste sábado (25) na sede da empresa de ônibus Via Verde, com palestra e treinamento prático de motoristas usando bicicletas

Notícias
 

Fonte: A Crítica  |  Autor: Isabelle Valois  |  Postado em: 24 de julho de 2015

Ciclistas de Manaus realizam ação para motoristas

Ciclistas realizam ação para motoristas de ônibus

créditos: Antonio Menezes

 

Motoristas do transporte urbano da empresa Via Verde recebem neste sábado (25) o movimento Pedala Manaus, que realizará uma ação de conscientização sobre o ciclismo nas ruas e Manaus. De acordo com um dos coordenadores do movimento, Paulo Aguiar, a ideia é semelhante ao que algumas empresas já realizam pelo país.

 

A atividade ocorrerá durante todo o dia na garagem da empresa, localizada na estrada dos Franceses, bairro Nova Esperança, zona oeste de Manaus.

 

A coordenação do movimento fará uma palestra apresentando ao motorista sobre a legislação que aponta a bicicleta como um veículo, as normas de conduta e o tema do compartilhamento das vias.

 

Após a palestra, os motoristas vão receber um treinamento prático, onde vão ser colocados em bicicletas, enquanto os ônibus vão tirar a famosa ‘fina’, mais conhecida pelos ciclistas. “A proposta será de sensibilizar os condutores para uma boa convivência com os ciclistas”, explicou Aguiar.

 

Conforme o coordenador, o ônibus passará 50 centímetros dos motoristas em treinamento, que estarão em bicicletas estáticas, presa ao solo, fato que não deixará o motoristas se desequilibrar com o susto, o que realmente acontece nas ruas.

 

“Vale lembrar que há nas ruas motoristas que passam a distâncias até menores que essa. O terror pode ser ainda maior e, mesmo sem tocar na bicicleta, causar um atropelamento decorrente da queda”, disse.

 

Acidentes

No dia 21 de maio deste ano, o ciclista Antônio Simão de Lima Araújo, de 61 anos, foi vítima de imprudência apontado pelo inquérito da Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (DEAT), divulgado na última sexta-feira (17).

 

O ciclista estava a caminho do trabalho, na via sentido Centro da Djalma Batistas, quando o motorista identificado como Robert de Oliveira Mota, que conduzia o ônibus da linha 440, não respeitou a distância mínima que deveria manter entre um veículo pesado e a bicicleta de 1,5 metros. O fato fez com que o ciclista caísse no asfalto e a roda traseira passou sobre ele, que morreu no local.

 

Pedala Manaus

O movimento Pedala Manaus realiza esta atividade de forma voluntária e gratuita para empresas de ônibus de transporte coletivo e de fretamento interessadas. Para agendar treinamentos, basta enviar solicitação por e-mail para: contato@pedalamanaus.org. Para o mês de agosto já estão agendados mais dois treinamentos

 

Leia também:

Pedala Manaus promove o IV Fórum de Bicicleta Manaus

Ciclistas pedem ações de educação no trânsito durante audiência, no AM 

Prova prática do Detran/PE terá bicicletas para orientar sobre convívio saudável 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário