Velocidade média dos ônibus em SP fica abaixo do esperado

Em 2015, ônibus da capital paulista andaram a uma média de 16 km/h na manhã e 17 km/h no pico da tarde. Meta da gestão Haddad, de 25 km/h, é revista

Notícias
 

Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 04 de abril de 2016

Velocidade dos ônibus em SP: abaixo do esperado

Velocidade dos ônibus em SP: abaixo do esperado

créditos: Cecilia Bastos/ Imagens USP

 

As faixas exclusivas implantadas pela atual gestão do prefeito Fernando Haddad trouxeram velocidade aos coletivos, porém, na média em todas as vias, o desempenho dos ônibus está abaixo do esperado.

 

Dados da São Paulo Transportes – SPTrans, apontam que a velocidade média dos veículos ficou em 16 km/h no pico da manhã em 2015, mesmo resultado de 2014. Já no pico da tarde, a média de velocidade em todas as vias melhorou de 15 km/h para 17 km/h. A meta da atual administração apontava velocidade média acima dos 25 km/h.

 

De acordo com o Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, em entrevista ao jornal “Folha de São Paulo“, “gargalos” atrapalham a locomoção dos veículos coletivos.

 

Usando como exemplo as faixas exclusivas, ainda que elas democratizem o viário, as estruturas à direita nas vias estão sujeitas a uma série de interferências, como embarque e desembarque de outros veículos, conversões, e acesso à estacionamentos.

 

O corredores exclusivos minimizam estes impactos, principalmente do tipo “Bus Rapid Transit” (BRT), porém a atual gestão dificilmente irá entregar os 150 km prometidos.

 

O jornal cita ainda que as faixas exclusivas “irritam os motoristas dos carros”, e que foram justificadas para acelerar os ônibus. O texto só não menciona que o excesso de veículos particulares é a principal causa dos congestionamento de carros e ônibus.

 

Leia também:

São Paulo atinge 500 km de faixas para ônibus nesta segunda-feira (29)

Faixas de ônibus em SP estão mais seguras, apontam dados da CET 

Número de mortes no trânsito de São Paulo tem a maior queda desde 1998


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário