Teleférico do Morro da Providência está parado há dois meses

Sistema de transporte, no Centro do Rio, está interrompido há pelo menos dois meses, por falta de peças de reposição. Moradores precisam subir e descer escadarias

Notícias
 

Fonte: Jornal do Rio/ Band  |  Autor: Regina Rocha / Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de maio de 2016

"Quando funciona", teleférico percorre 721 m em 8 min

créditos: Leandro Ravaglia/Porto Maravilha

 

Há pelo menos dois meses, o teleférico do Morro da Providência, no Centro do Rio, está parado, o que traz enormes transtornos à população local. Sem o equipamento, resta às pessoas enfrentar infindáveis escadarias para o trajeto diário entre o alto do morro e a região portuária do Rio. 

 

Não é a primeira vez que o sistema é interrompido. E sempre por problemas de manutenção, segundo a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), que administra o transporte.

 

Inaugurado em julho de 2014, o teleférico custou aos cofres públicos R$ 75 milhões. O sistema atende a mil pessoas por hora, e liga a Central do Brasil à Gamboa e à Praça Américo Brum, na região portuária do Rio.

 

Como apurou a matéria Jornal do Rio, da Band (veja abaixo), a situação ficou pior ainda mais recentemente, depois que cinco linhas de ônibus que atendiam a zona portuária foram extintas, devido a mudanças no tráfego da região devido às obras do projeto Porto Maravilha.

 

Segundo o engenheiro Abílio Borges, conselheiro do Clube de Engenharia, a manutenção é um item que deve ser pensado durante o projeto, e deve constar também da rotina de funcionamento do equipamento. Não é concebível imaginar que tudo pare, só porque "faltou um parafuso produzido na China", ironiza. 

 

Veja em vídeo a reportagem na íntegra da jornalista Camila Grecco, da Band:

 

 

 

Leia também:

Teleférico do Alemão passa a operar aos domingos e feriados

Teleférico do Alemão (RJ) entra em manutenção preventiva 

Teleférico da Providência no Rio ganha novo prazo: maio 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário