Prefeitura do Rio pretende reativar Teleférico da Providência

Desativado desde 2016, o sistema de cabos ligava o morro ao metrô e era sinônimo de mobilidade e inclusão social na região

Notícias
 

Fonte: A Voz das Comunidades  |  Autor: Ariel Freitas  |  Postado em: 28 de julho de 2022

Teleférico do Morro da Providência: integração com

Teleférico do Morro Providência: ligação com metrô e trens

créditos: Metro CPTM/Divulgação


Para quem reside nas favelas do Rio de Janeiro, a mobilidade urbana se torna um grande desafio pela precariedade e disponibilidade dos serviços de locomoção. Porém, a acessibilidade no transporte é fundamental para o desenvolvimento local e nos indicadores de bem-estar e inclusão social.


Com o objetivo de retornar esses parâmetros para a primeira favela do Brasil, no Morro da Providência, a Prefeitura do Rio de Janeiro planeja reativar o teleférico da região que, há seis anos, encerrou as atividades de transporte no território. Na última terça-feira (26), a empresa austríaca Doppelmayr religou os motores da estação de Gamboa, onde estão as 16 gôndolas (vagões) para avaliar a condição dos equipamentos.


Entretanto, mesmo com os testes, a empresa ainda precisa elaborar um plano de recuperação das estruturas danificadas pelo tempo e, também, da falta de manutenção. De acordo com a reportagem de O Globo, a reforma das três estações custará cerca de R$5,7 milhões e está prevista a conclusão para metade de 2023.


Leia também:
"Subúrbio, Centro e Zona Sul parecem ser cidades diferentes"
"Que tal uma operação tapa-buracos nas calçadas?"
Barcos autônomos farão transporte de passageiros no Rio de Janeiro


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário