Metrô de Londres recomenda: não deixe a esquerda livre

Não andar nas escadas reduziu em 30% as filas nas estações do metrô londrino. Mas tornar obrigatório formar fila dupla nas escadas está dando nó na cabeça dos usuários

Notícias
 

Fonte: Superinteressante  |  Autor: Ana Carolina Leonardi  |  Postado em: 16 de junho de 2016

A rede já opera bem perto do seu limite máximo de

Rede opera bem perto do limite máximo de passageiros

créditos: iStock/estherpoon

 

Se você já andou de metrô no Rio de Janeiro ou em São Paulo, deparou-se com avisos que suplicam: 'deixe a esquerda livre'. Para quem está por fora, não é nenhuma declaração política e sim uma regra de etiqueta própria do transporte público. Quem não quer andar na escada rolante fica na parte direita do degrau, deixando o lado esquerdo para quem está com pressa e quer subir andando.

 

A regra da esquerda é usada para tudo na Inglaterra, trem, aeroporto e até calçada: desacelerar o passo do lado errado é tiro certo para escutar um xingamento com sotaque britânico. Só que, agora, o metrô de Londres está dando um nó na cabeça dos passageiros: passou a ser obrigatório formar fila dupla na escada rolante.

 

O 'Tube', apelido do metrô londrino, é um exemplo mundial de transporte público eficiente, mas algumas estações são igualmente ou até mais lotadas que o metrô de São Paulo - a rede já opera bem perto do seu limite máximo de passageiros.

 

Para tentar diminuir as filas que se formam na entrada das escadas quando o fluxo de pessoas fica afunilado, o departamento de transportes tem feito o possível para evitar que os passageiros subam andando. Pintaram pegadas nos degraus e criaram um holograma, projetado em papelão, pedindo que os passageiros se distribuam dos dois lados da escada rolante. A atendente projetada conta piadas sobre ficar de pé (stand, em inglês) e canta "Stand by Me", do Ben E. King, "I'm Still Standing" do Elton John, além de fazer biquinho.

 

O teste está acontecendo na estação Holborn, uma das mais lotadas da cidade nos horários de pico. Até agora, o departamento notou uma redução de 30% nas filas. A ideia é estimular a fila dupla, sem deixar espaço livre para ultrapassagens, em todas as estações com mais de 18 metros de profundidade.

 

A medida impede os passageiros apressados de chegarem mais rápido lá em cima, mas faz todo sentido para o coletivo. Em Helborn, o passageiro enfrenta 23,41 m de escadas até a superfície e, com isso, a maioria das pessoas escolhe não subir andando. Resultado: muito mais gente fica embaixo, esperando para subir do lado direito, enquanto uma minoria passa a milhão do outro lado.

 

O cálculo feito pelo departamento de transporte foi o seguinte: quando as pessoas andam na esquerda, a escada acomoda 81,25 pessoas por minuto. Quando todo mundo para dos dois lados, a capacidade sobe para 112,5 - e é esse aumento que está fazendo diferença nas filas lá embaixo.

 

O que os técnicos ingleses calcularam o brasileiro já faz por instinto. Na estação Pinheiros do metrô de São Paulo, a mais profunda da rede, em horários de pico tentar andar na escada é uma tarefa impossível. Provavelmente, a inércia é menos por eficiência e mais por desânimo: haja pique para subir andando os 30,95 metros.

 

Leia também:

VLT de Salvador terá apoio de fundo Britânico 

Bondes: como o amor aos carros matou um sistema de transporte 

Cidades do mundo para se conhecer a pé! 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário