Agenda

FEV
28
MAR
02
Curso de verão Ruas Completas

Data: 28/02/2023 a 02/03/2023
Cidade: São Paulo-SP
Local: On-line (aula prática opcional)
Organizador: Ruas Completas

Resumo: Curso traz informações sobre como avaliar fatores a serem levados em conta na hora de desenhar uma "Rua Completa" e os princípios para planejar um projeto viário seguro, acessível e confortável para todos.

 

"Ruas Completas" são vias projetadas e operadas para permitir o acesso seguro para todos os usuários - pedestres, ciclistas, motoristas e passageiros de transporte coletivo. Uma rua pode se tornar mais ou menos completa à medida que atende ou não às demandas existentes na via para todos os usuários com conforto, segurança e acessibilidade.

 

Este curso irá explorar o conceito de Ruas Completas e como ele pode ser utilizado de forma prática e objetiva para elaboração de projetos viários. É indicado para estudantes, projetistas, urbanistas, gestores públicos, engenheiros de transportes e interessados em planejamento e mobilidade urbana.

 

Não há pré-requisito para participar. Todos os alunos receberão certificação. As vagas são limitadas. 

Para fazer inscrição e saber mais sobre os conteúdo deste curso, clique aqui.

 

Organizadores

O curso Ruas Completas, na segunda edição, é uma iniciativa de três profissionais especializados em mobilidade urbana: 

 

- Ariadne Samios: Arquiteta urbanista com graduação e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Leciona no curso de pós-graduação EaD em Gestão e Desenho da Mobilidade Urbana Sustentável da FAU Mackenzie e trabalha há 10 anos com projetos relacionados ao incentivo da mobilidade ativa, segurança viária e à melhoria da acessibilidade nas cidades brasileiras. Atua com o conceito de Ruas Completas desde 2017. 

 

- Bruno Batista: engenheiro civil, graduado pela UFRGS, com mestrado em Engenharia de Transportes (UFRGS). Estudou Planejamento Urbano na Universidade de Groningen, na Holanda e trabalhou em projetos de mobilidade ativa, segurança viária, urbanismo tático, ruas completas, infraestrutura cicloviária, acessibilidade e planejamento urbano em mais de 20 cidades, a maior parte na América Latina.

 

- Janaina Amorim: Arquiteta urbanista, pós graduada no Curso Intensivo Refazendo a Paisagem (Universidade Politécnica da Catalunha, Barcelona) e mestre em Transportes pela Escola de Engenharia da UFMG, com o tema da dissertação: Influência do Ambiente Urbano, na escolha do Transporte Ativo e sua relação com sedentarismo das pessoas. Trabalha há 16 anos com projetos urbanos (viários e cicloviários) e é sócia diretora da Empresa Metrics Mobilidade.


Curso de verão Ruas Completas

Curso de verão Ruas Completas

créditos: Divulgação
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário