Um dos destaques do C-Move Sul é a palestra "Projetos de Mobilidade Integrada Sustentável da Região", que será proferida no primeiro dia do evento (13/4) por João Luiz Demantova, consultor em projetos de desenvolvimento regional da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).
O projeto pretende que sejam adotados 80 ônibus 100% elétricos dedicados ao transporte intermunicipal, entre outros projetos de micromobilidade elétrica na cidade de Balneário Camboriú e a construção de um túnel imerso entre Itajaí e Navegantes. Esta frota de ônibus elétricos seria dedicada a realizar a ligação entre os 11 municípios da região. Se colocada em prática, a medida pode beneficiar 750 mil pessoas.
Três pontos centrais fundamentam o projeto: um sistema de transporte público com veículos elétricos e reurbanização de vias para atender os deslocamentos intermunicipais das 11 cidades; a estruturação de parceria público-privada para implantação do túnel imerso entre Itajaí e Navegantes; e a Mobilidade Ativa em Balneário Camboriú.
Entre os benefícios estariam a melhora na infraestrutura de transporte público na região, a possibilidade de baixar os índices de poluição sonora e do ar e impactos positivos no escoamento e recebimento de mercadorias que passam pelos Porto de Itajaí e Navegantes, dois dos maiores do país em movimentação de contêineres.
"O sistema de ônibus elétricos deve diminuir a quantidade de veículos particulares que transitam diariamente pelas BRs 101 e 470", boa parte deles em deslocamentos intermunicipais, afirma Demantova.
A AMFRI representa os municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. Além dos Portos de Itajaí e Navegantes, a região possui uma economia industrial diversificada, se destacando também no turismo de lazer e negócios.
Segundo os autores do projeto, os viajantes também serão beneficiados com a eletromobilidade na região, já que, em breve, na cidade de Balneário Camboriú, será possível contar com uma infraestrutura completa de micromobilidade, com vias preparadas e empresas de locação de patinetes e bicicletas elétricas, por exemplo.
"A previsão é que até o fim de 2025 as obras de micromobilidade de Balneário Camboriú já estejam prontas. Já o túnel entre as cidades de Itajaí e Navegantes, de cerca de 350 metros de distância, deve ser finalizado até 2029", revela Demantova.
O C-Move reunirá representantes da indústria, poder público, técnicos e sociedade civil para uma discussão propositiva sobre os rumos da mobilidade elétrica nacional, abordando temas como políticas públicas, tecnologias e tendências sobre a mobilidade elétrica no Brasil e no mundo.
Ao fim do Congresso, os participantes poderão participar do Dia da Mobilidade Elétrica, atividade que visa difundir os benefícios da eletrificação na mobilidade urbana, com utilização de veículos HEV (híbridos), PHEV (híbridos plug-in) e BEV (totalmente elétricos), além de componentes e infraestrutura e serviços ligados à mobilidade, como estações de recargas, charge service e relacionados. O trajeto, de 3,8 km, será pela Avenida Atlântica.
Serviço
C-MOVE Sul: 13 e 14/4
DME Sul: 14/4, após às 15h
Local: Espaço FG Eventos - Avenida Atlântica, 5.700, Centro - Balneário Camboriú, SC