Agenda

MAI
31
JUN
01
Expedição e Mostra Rios e Ruas

Data: 31/05/2014 a 01/06/2014
Cidade: São Paulo-SP
Local: Praça Victor Civita - São Paulo - SP
Organizador: Planeta Sustentável

Resumo: Dia 31 de maio, sábado, a Praça Victor Civita recebe a mostra cultural Rios e Ruas, que alerta sobre a importância da água e da revitalização dos rios. A intervenção faz parte da agenda do Planeta no Parque 2014, e ficará em cartaz até 31 de julho.

 

Outra atividade acontece a partir das 11 horas: a Expedição Rios e Ruas percorrerá o curso do Riacho das Corujas, que nasce na rua Heitor Penteado, o ponto de partida da caminhada. Daí, a expedição seguirá em direção à Zona Sul da cidade, passando por pontos como a Praça das Corujas, onde um trecho do rio é ao ar livre e usado, inclusive, para regar a horta comunitária da região. O trajeto termina no Rio Pinheiros, a uma quadra da Praça Victor Civita.  

 

“Os rios e as ruas estão para uma cidade assim como os canos e a tubulação estão para as casas, assim como os vasos capilares estão para as árvores, assim como as veias estão para os homens”. Essa é a essência da mostra cultural Rios e Ruas, que estreia no dia 31 de maio na Praça Victor Civita como atração principal do Planeta no Parque, evento do Planeta Sustentável. Idealizada por Charles Groisman e com curadoria de Marcello Dantas, a mostra faz parte do projeto homônimo, que desde 2010 identifica as principais bacias hidrográficas de São Paulo, soterradas ou não pelo crescimento urbano. “Nosso objetivo é ajudar na redescoberta de cada rio e riacho da capital paulista, conscientizando sobre sua importância e existência, por meio da arte, e reconectando o cidadão urbano à natureza”, explica Charles, diretor da IdeaAction, Ideias em Ação. “O tema é atual e mundial, além de inspirar a conquista da cidade sustentável ideal”.

 

 

Na mostra Rios e Ruas, a grande atração é a Casa Invisível, uma analogia aos chamados rios invisíveis, soterrados pelo crescimento desordenado da cidade. Idealizada pelo curador Marcello Dantas, a obra é formada apenas pela tubulação, sem paredes, e ficará exposta até 31 de julho. “É como um corpo sem mais nada além das veias”, compara Marcello. Painéis interativos incitarão discussões sobre a água e os rios paulistanos, desde sua origem até o desenvolvimento de alternativas sobre como trazê-los de volta ao convívio urbano, provocando reflexões sobre um tema recorrente e que ganha na atualidade um caráter dramático, em consequência da falta de água que ameaça a região metropolitana de São Paulo.

 

Programação conectada com a natureza

Como parte da programação do dia 31 de maio, uma expedição com 100 pessoas sairá da Vila Madalena para percorrer o curso do Riacho das Corujas, que nasce na rua Heitor Penteado, o ponto de partida. A caminhada continua em direção à Zona Sul da cidade, passando por pontos como a Praça das Corujas, onde um trecho do rio é ao ar livre e usado, inclusive, para regar a horta comunitária da região. O trajeto termina no Rio Pinheiros, a uma quadra da Praça Victor Civita. 

 

“Nessa última etapa da expedição, o Corujas está canalizado, enterrado sob o canteiro central da Avenida Frederico Hermann Jr”, explica Luiz de Campos Jr, educador responsável pela criação do projeto Rios e Ruas, junto ao arquiteto e urbanista José Bueno. Ironia à parte, a partir dali é possível enxergar os prédios da Sabesp, da Cetesb e da Secretaria do Meio Ambiente. “Por isso escolhemos esse caminho, achamos que é um ótimo exemplo de onde o rio poderia ser revitalizado, voltar ao céu aberto”, esclarece o educador.

 

Quem também participará dessa programação é o ultramaratonista Carlos Dias, que correrá 30 quilômetros até o local da mostra, a partir do Jardim Botânico, onde está a nascente do rio Pirarungaua, um afluente do Ipiranga e ótimo exemplo de revitalização – em 2007, ele foi aberto após 70 anos canalizado, quintuplicando o número de visitantes do parque. O atleta também passará por outros rios e riachos, como o próprio Ipiranga, o Tamanduateí e o Itororó.

 

Para os visitantes da mostra Rios e Ruas o final de semana na Praça Victor Civita reserva, ainda, diversas atividades, desde aulas de ioga e pilates até show com os cientistas do Mad Science (empresa canadense especializada em entretenimento infantil). O grupo Pia Fraus também participará com espetáculos de música e dança.

 

A mostra se estende até o Parque Villa Lobos, onde um mapa hidrográfico foi construído no chão, mostrando os mais de 300 rios de São Paulo. A criação é de Flávia Sakai, do Estúdio Mondoyumi, e a ilustração de Nik Neves. 

 

Programação Planeta no Parque 2014


Local: Praça Victor Civita

Sábado, 31 de maio

8h - Ioga para iniciantes

9h - Ioga

10h - Pilates

11h às 13h - Expedição Rios e Ruas 

14h - show “O que você sabe sobre H2O?”, do Mad Science

15h - show “Bichos do Brasil”, do grupo Pia Fraus

 

Domingo, 1º de junho

8h - Ioga para iniciantes

9h - Ioga

10h - Pilates

11h às 13 h - Oficina Rios e Ruas

14h - Show “O que você sabe sobre H2O?”, do Mad Science

15h - Show “Gigantes de Ar”, do grupo Pia Fraus

 

Parque Villa Lobos

Sábado, 31 de maio 

11h30 - Pocket show “Gigantes de Ar”, do grupo Pia Fraus

15h - Pocket show “Gigantes de Ar”, do grupo Pia Fraus

 

Domingo, 1º de junho

11h30 - Pocket show “Bichos do Brasil”, do grupo Pia Fraus

15h - Pocket show “Bichos do Brasil”, do grupo Pia Fraus

 

Expedição Rios e Ruas

Saída: Rua Werner Sack, 8 (esquina com a Heitor Penteado)

Chegada: Praça Victor Civita

Inscrições e mais informações: http://www.mostrarioseruas.com.br/


 

 


Expedição e Mostra Rios e Ruas
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário