Agenda

OUT
21
Connected Smart Cities: Evento de mobilidade urbana

Data: 21 de outubro de 2015
Cidade: Brasília-DF
Local: Auditório do Ministério das Cidades - Brasília
Organizador: Connected Smart Cities

Resumo: Connected Smart Cities reinicia sua agenda com um evento para convidados, realizado em parceria com o Ministério das Cidades. O assunto é um dos maiores desafios para o desenvolvimento dos centros urbanos: a mobilidade.

 

Com o tema “Mobilidade urbana: indicadores para o planejamento sustentável, eficiente e rentável”, o encontro tem o objetivo de dissecar os indicadores de mobilidade e como ele se relaciona com os demais setores de uma cidade inteligente.

As discussões abordarão a aplicação dos indicadores de mobilidade urbana no planejamento das cidades e a co-relação entre a mobilidade, meio ambiente e urbanismo. Confira abaixo a programaçao detalhada!

Mobilidade urbana: indicadores para o planejamento sustentável, eficiente e rentável

Pensar em mobilidade urbana no conceito de uma cidade inteligente exige a necessidade de repensar o planejamento das estruturas do transporte público. Estudos mostram que a perda de eficiência da indústria brasileira representa mais de 4,4% do PIB Nacional devido a congestionamentos nos principais centros urbanos do país. A desigualdade na distribuição dos espaços urbanos, privilegiando o uso do transporte individual em detrimento do transporte público, é um dos maiores desafios enfrentados pelas grandes e médias concentrações geográficas e polos produtivos.

Do outro lado, uma nova pesquisa da New Climate Economy aponta que o investimento nos transportes públicos com baixos níveis de emissões de carbono, dentre outras medidas para diminuir a emissão do gás, tem o potencial de gerar poupanças de até 17 bilhões de dólares para as cidades até 2050.

Neste encontro, teremos o Ministério das Cidades como parceiro em uma discussão que vai dissecar indicadores de cidades, mantendo como ponto central a mobilidade e como este indicador se relaciona com os demais.

  • Apresentação de indicadores de mobilidade
  • Como aplicar os indicadores de mobilidade urbana no planejamento das cidades
  • A co-relação entre a mobilidade, meio ambiente, urbanismo e outros indicadores

Programação

09:00 – Welcome Coffee

09:30 – Boas vindas e apresentação do anfitrião do evento, Dario Lopes, do Ministério das Cidades e Paula Faria do Connected Smart Cities

09:50 – Palestras:

- Paula Faria, diretora do Connected Smart Cities e Willian Rigon, Coordenador da área de Inovação e Conteúdo da Urban Systems -Apresentação do  Ranking Connected Smart Cities

- Ludmila Ferreira Bandeira, Economista do Ministério das Cidades e Bernardo Serra*, Coordenador de Políticas Públicas do ITDP -Apresentação dos Indicadores de Efetividade da Política Nacional de Mobilidade Urbana do GT de indicadores do Ministério das Cidades

- Conrado Grava, Diretor de Planejamento da ANPTrilhos – Benchmarking para os metrôs nacionais

- Apresentação da UITP* – Indicadores de mobilidade de cidades internacionais

- Célio Freitas Bouzada, Diretor de Planejamento da Prefeitura de Belo Horizonte – Observatório e plano de mobilidade da cidade

11:05 – Coffee Break

11:20 – Debate com os participantes do painel

12:00 – Encerramento

Local: Ministério das Cidades

Setor de Autarquia sul/ quadro 1

Lot 1/6 – Bloco H – Ed Telemundi

Brasília – Distrito Federal

Para participar do evento, entre em contato com a gente através dos e-mails gabriela@sators.com.br e victoria@sators.com.br, ou pelo telefone 11 3032-5633.


Connected Smart Cities: Evento de mobilidade urbana

1º Encontro de mobilidade urbana - Connected Smart Cities

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário