Milalá

12
April
Publicado por Administrador Mobilize no dia 12 de April de 2019

Olá,

O dia 16 de abril  é considerado Dia Mundial da Voz. A data foi criada para lembrar a importância dos cuidados com a voz,  que é um importante instrumento de comunicação.

Agora, no próximo 16 de abril (terça-feira), um grupo de organizações quer dar visibilidade (e voz) ao recorte feminino da população com deficiência, que ainda está à margem do movimento feminista.

No Brasil, segundo o IBGE, aproximadamente 23,9% da população têm algum tipo de deficiência e desse total a maioria são mulheres. Mulheres que estudam, que trabalham, que querem construir suas famílias, viajar, viver sua vida plenamente. Mas será que elas conseguem?

A luta diária por inclusão e acessibilidade em todas as suas formas perpassa também a luta de gênero, já que questões relacionadas à condição feminina são ainda mais invisíveis do que a própria deficiência. No Dia Mundial da Voz, queremos que vocês nos ouçam e entendam o que temos para dizer.

Com o objetivo de encontrar, reunir e empoderar essas mulheres, que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade ou até mesmo “presas” em suas próprias casas, a Associação Brasil Saúde e Ação (Brasa) com o apoio da organização Rehabilitation International (RI) criou o projeto Vozes Femininas – Uma rede de mulheres com deficiência no Brasil.

O formato encontrado para criar e fortalecer essa comunidade feminina é por meio de educação e formação, a fim de que elas se tornem líderes de mobilização em suas comunidades. O programa de formação será feito por meio de uma plataforma de educação à distância, junto com sete encontros presenciais na cidade de São Paulo, que se iniciam em junho.

O programa de formação é exclusivo para mulheres com deficiência, mães e cuidadoras não profissionais de pessoas com deficiência. Mulheres sem deficiência podem acompanhar e participar como voluntárias nas atividades. Homens, com e sem deficiência, podem acompanhar o projeto pelas redes sociais, pelo site e, eventualmente nos eventos presenciais.

“É importante que as informações sejam disseminadas para toda a sociedade, mas os momentos de troca são especialmente focados nas mulheres, mães e cuidadoras por se tratar de questões muito íntimas, específicas e situações comuns às suas vidas” comenta a idealizadora do projeto e doutora em psicologia Ana Rita de Paula. Ela é ativista do movimento pelos direitos da pessoa com deficiência e foi pioneira em aprofundar as questões de gênero no universo de acessibilidade com sua tese de mestrado “Corpo e Deficiência, Espaços do Desejo. Reflexões sob(re) a Perspectiva Feminina”.

Quer saber mais sobre o Vozes Femininas?
Acesse o site www.vozesfemininas.com.br
Facebook https://facebook.com/projetovozesfemininas
Instagram https://instagram.com/projetovozesfemininas.



Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Milala Vamos conhecer o Milalá?
Mila Guedes, 45 anos, é publicitária e idealizadora do Milalá, projeto que estimula quem tem mobilidade reduzida a passear, viajar e curtir a vida. Acompanhe suas aventuras e as experiências incríveis que viabilizou em 22 anos como portadora de esclerose múltipla. Mila acredita que quanto mais informação, mais fácil será enfrentar os obstáculos que aparecerão pelo caminho. Sem medo, sem limite. Conheça este trabalho aqui no portal Mobilize, na página do Facebook e também no site www.milala.com.br
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social