Mobilidade Urbana Sustentável

O que é mobilidade urbana sustentável

Mobilidade é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo. A opção pelo automóvel - que parecia ser a resposta eficiente do século 20 à necessidade de circulação - levou à paralisia do trânsito, com desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do espaço público. No Brasil, a frota de automóveis e motocicletas teve crescimento de até 400% nos últimos dez anos.

O portal Mobilize Brasil busca difundir boas práticas de transportes coletivos integrados, que melhorem a qualidade dos ambientes urbanos. Mobilidade urbana sustentável, em outras palavras.

Mobilidade urbana sustentável envolve a implantação de sistemas sobre trilhos, como metrôs, trens e bondes modernos (VLTs), ônibus "limpos", com integração a ciclovias, esteiras rolantes, elevadores de grande capacidade. E soluções inovadoras, como os teleféricos de Medellin (Colômbia), ou sistemas de bicicletas públicas, como os implantados em Copenhague, Paris, Barcelona, Bogotá, Boston e várias outras cidades mundiais.

Por fim, a mobilidade urbana também demanda calçadas confortáveis, niveladas, sem buracos e obstáculos, porque um terço das viagens realizadas nas cidades brasileiras é feita a pé ou em cadeiras de rodas.

Somente a requalificação dos transportes públicos poderá reduzir o ronco dos motores e permitir que as ruas deixem de ser "vias" de passagem e voltem a ser locais de convivência.

Veja também: 

30 Documentários sobre Mobilidade Urbana Sustentável

Galeria de Fotos – I Concurso Mobilize de Ilustrações

Galeria de Fotos – Campanhas Educativas para Mobilidade Urbana

Quem somos


Ilustração: Capima (capima.com.br)

 Modos de transporte 

     • Transporte coletivo

     

Veja também:

Galeria de fotos – Monotrilhos pelo Mundo 

Galeria de Fotos – Trens Metropolitanos pelo Mundo

Galeria de Fotos – VLT pelo Mundo 

Galeria de Fotos – As Estações de Metrô Mais Interessantes do Mundo

 

• Transporte não motorizado

Veja também:

Galeria de fotos - Projeto de orientação para pedestres Legible London

Galeria de fotos - Melhores práticas de sinalização para ciclistas

Galeria de fotos - Problemas de acessibilidade pelo Brasil

Galeria de fotos - O que se pode carregar numa bicicleta?


• Integração modal

Ilustração: Capima (capima.com.br)

 

Veja também:

Galeria de fotos - Ônibus com espaços para bicicletas

Galeria de fotos - Integração: Bicicleta e transporte público

Consumos e impactos

A mobilidade urbana, quando pensada principalmente priorizando o transporte individual motorizado (carro e moto), gera muitos impactos negativos para as pessoas, cidades e o planeta. Implica consumo elevado de energia, recursos naturais e espaço público e causa problemas como poluição, acidentes, de saúde e perda de produtividade.

• Consumos

• Impactos

 

- Os acidentes de trânsito causam 43 mil mortes por ano no Brasil. Fonte: Mapa da Violência 2013
- Em São Paulo, queda em calçada custa R$ 2,9 bilhões por ano. Fonte: Philip Gold, da CET
- Na área metropolitana de São Paulo, 7 mil pessoas morrem por ano decorrentes de problemas causados pela poluição do ar. Fonte: Paulo Saldiva, da USP
- Pesquisas em São Paulo e no Rio de Janeiro apontam bilhões de reais por ano em perda de produtividade causada por congestionamentos.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+