Trinta documentários sobre mobilidade urbana

Está em quarentena? Reunimos filmes de vários países que discutem alternativas mais limpas para o transporte urbano

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro e Marcos de Sousa  |  Postado em: 18 de junho de 2015

Confira a lista de documentários que o Mobilize Br

Confira a lista de documentários sobre mobilidade urbana

créditos: Reprodução/Mobilize Brasil

 

O diretor do Mobilize, Ricky Ribeiro, listou trinta longas e médias metragens sobre mobilidade urbana sustentável. São filmes de dez países: Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Holanda, Índia, Inglaterra, México e Suécia. 


A lista informa a origem, ano, duração, além de uma sinopse.  Há também, claro, um link para cada um dos filmes. A lista não inclui filmes produzidos para televisão e nem documentários de governos e empresas. A única exceção, explica Ricky, é o Movimento Caloi pela Mobilidade Urbana, dirigido pela cicloativista Renata Falzoni, com a participação de William Cruz, Aline Cavalcante, Gilberto Dimenstein e Paulo Saldiva. 

 

Grande parte dos documentários tem uma produção bem profissional, mas também incluímos alguns bons documentários amadores, elaborados por ativistas e alunos de universidades. Em julho, publicaremos outra lista, agora com curta-metragens. 

 

Veja a lista, curta os filmes, comente e, se tiver alguma sugestão de um bom documentário, filme de animação ou de ficção sobre o tema, mande o link aqui para o mobilize@mobilize.org.br

 

Boa sessão!

 

Lista de Documentários sobre mobilidade urbana

 

LONGAS METRAGENS (acima de 70 minutos)

 

1- Luto em Luta

País: Brasil

Ano: 2012

Diretor: Pedro Serrano

Sinopse: O filme expõe, por meio de depoimentos de vítimas, familiares e imagens de acidentes, a tragédia diária do trânsito de São Paulo, que chega a matar todos os anos mais do que guerras e desastres naturais. Ao buscar todas as facetas deste tema, o diretor ouviu especialistas em trânsito, médicos, psicanalistas, jornalistas, juristas, políticos e cidadãos comuns. Entre os participantes do documentário destacam-se Ricardo Young, Gilberto Dimenstein, Heródoto Barbeiro, José Gregori, Floriano Pesaro e Rafael Baltresca, que perdeu a mãe e a irmã atropeladas e hoje segue na luta com o movimento Não Foi Acidente.

Trailer: 

 

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=6vG4NXgdJA8

Duração: 70 minutos

       

 

 

2- Bikes vs Cars

País: Suécia

Ano: 2015

Diretor: Fredrik Gertten

Sinopse: Em tempos de uma crise generalizada, é necessário relacionar algumas discussões no que tange ao clima, recursos naturais e cidades. A indústria automobilística cresce desenfreadamente. Ciclistas militantes buscam mudanças radicais na mobilidade das grandes cidades. As diferenças no uso de bicicletas e de carros são gritantes em comparação entre algumas cidades, como São Paulo e Copenhague.

Trailer:

BIKES vs CARS TRAILER from WG Film on Vimeo.

 

Duração: 90 minutos

       

 

 

3- Rio Doce|CDU

País: Brasil

Ano: 2011

Diretor: Adelina Pontual

Sinopse: O cotidiano de uma viagem através do itinerário da linha de ônibus Rio Doce/CDU, que cruza vários bairros do subúrbio das cidades de Olinda e de Recife. Ao longo de cerca de uma hora de viagem, conhecidos e anônimos dividem o mesmo espaço e interagem entre si, revelando suas rotinas, lembranças e desejos.

Trailer:


Duração: 72 minutos

       

 

 

4- The Bicycle - A Celebration of the Invention

País: Inglaterra, Canadá

Ano: 1991

Diretor: Allen Jewhurst

Sinopse: Documentário que aborda a história da bicicleta, a indústria, as competições e a mobilidade urbana sobre duas rodas.

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=Cut_sYkNcIM

Duração: 115 minutos

       

 

 

5- Junho - O Mês que Abalou o Brasil

País: Brasil

Ano: 2014

Diretor: João Wainer

Sinopse: O documentário mostra as manifestações que tomaram diversas cidades do Brasil em junho de 2013. A revolta de proporção nacional ganhou expressão em São Paulo, quando uma passeata contra o aumento das tarifas do transporte público foi duramente reprimida pelas forças policiais. As reivindicações aumentaram, havendo protestos contra a corrupção, falta de serviços públicos e gastos excessivos com a Copa do Mundo.

Trailer: 

 

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=AMprLfFSGPc

Duração: 72 minutos

       

 

 

6- Urbanized

País: EUA, Inglaterra

Ano: 2011

Diretor: Gary Hustwit

Sinopse: Quem tem permissão para assim moldar nossas cidades? Como você faz? Como pode o design de nossa cidade afetam nossas vidas? Através da exploração de diferentes projetos urbanos em dezenas de cidades ao redor do mundo, quadros urbanizados debatem o futuro das cidades. Este filme centra-se na concepção de várias cidades e também mostra alguns dos arquitetos mais famosos do mundo, incluindo Sir Norman Foster, Rem Koolhaas, Jan Gehl, Oscar Niemeyer, Amanda Burden e Enrique Peñalosa.

 Trailer: 

 

 

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=9qn8Ja8vFms

Duração: 86 minutos

       

 

 

MÉDIAS METRAGENS (de 15 a 70 minutos)

 

 

7- Men of Burden: Pedaling towards a Horizon

País: India

Ano: 2006

Diretor: Raghu Jeganathan

Sinopse: Ambientado na cidade de Puducherry, Índia, o documentário revela a história de desaparecimento dos  motoristas de ciclo rickshaw, que vivem na pobreza abjeta. Ao longo do tempo, a cidade tem experimentado uma redução gradual do número de rickshaws, diminuindo assim as chances de vida adequada às populações que dependem deles. O que costumava ser um dos principais modos de transporte na cidade é agora uma memória de desvanecimento com os poucos remanescentes apresentando uma difícil sobrevivência.

Trailer: 

 

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=T3Fjf_nNfyM

Duração: 66 minutos

       

 

 

8- Macaframa

País: EUA

Ano: 2010

Diretor: Colin Arlen e Colby Elrick

Sinopse: Documentário sobre a “Fixed gear culture” em San Francisco, California.

Trailer: 

 

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=6roX9u4sQVk

Duração: 58 minutos

       

 

 

9- Contested Streets

País: EUA

Ano: 2006

Diretor: Stefan Schaefer

Sinopse: O documentário explora a história e a cultura das ruas de Nova York desde os tempos pré-automóvel até o presente. Esta análise permite uma compreensão de como a cidade - embora o mais bem servida por transporte de massa nos Estados Unidos - renunciou lentamente o que era uma rica concepção multi-dimensional da rua como espaço público para dar lugar a uma mentalidade que prioriza o movimento rápido de carros e caminhões. Central para a história é uma comparação de Nova York com Londres, Paris e Copenhague. Nova York, embora para muitos a cidade mais vibrante e dinâmica na Terra, ainda tem lições a tirar da Velha Europa.

Trailer: 

 

Filme: https://vimeo.com/26396887

Duração: 57 minutos

       

 

 

10- Motoboys - Vida Loca

País: Brasil

Ano: 2003

Diretor: Caíto Ortiz

Sinopse: A vida de cinco motoboys, entre eles uma motogirl, revelando sua intimidade, comportamento, medos e sonhos. Diversas autoridades paulistanas foram entrevistadas, tais como o arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, o apresentador Serginho Groisman, o jornalista Gilberto Dimenstein, o psicanalista Jacob Goldberg e ainda médicos, taxistas e motoristas em geral. Todos personagens da história cotidiana de São Paulo que se encontram diariamente no trânsito.

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=dOElC25Yq4k

Duração: 54 minutos

       

 

 

11- Taken For a Ride

País: EUA

Ano: 1996

Diretor: Jim Klein and Martha Olson

Sinopse: Em 1957 a General Motors, passando por dificuldades nos EUA, iniciou uma mobilização intensa em favor do transporte individual, e deflagrou uma onda de boatos de que o Bonde atrapalhava o trânsito. Em seguida, iniciou-se o processo de sucateamento dos bondes, acompanhado de muita propaganda de que os automóveis eram mais confortáveis...

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=EShbIA5aQAc

Duração: 53 minutos

       

 

 

12- Impasse

País: Brasil

Ano: 2010

Diretor: Juliana Kroeger e Fernando Evangelista

Sinopse: Em maio e junho de 2010, milhares de pessoas foram às ruas de Florianópolis para protestar contra o aumento da tarifa do transporte coletivo. Além de cenas que não foram exibidas em nenhuma tevê, incluindo flagrantes de violência durante os atos públicos, Impasse revela o que pensam usuários, trabalhadores, especialistas e empresários do transporte. Expõe as contradições e as diferenças de posição dos estudantes, dos representantes do governo municipal e do governo estadual. Discute questões que se entrelaçam e se completam: Por que a cidade se tornou um símbolo na luta pelo transporte público? O que aconteceu durante a ação da polícia militar na Universidade do Estado de Santa Catarina? Por que a mobilidade urbana é um dos grandes temas do século XXI? Existe, afinal de contas, saída para este impasse?

Trailer: 

 

Filme: https://vimeo.com/50301453

Duração: 52 minutos

       

 

 

13- Pedal

País: EUA

Ano: 2001

Diretor: Peter Sutherland

Sinopse: Documentário sobre os “bike messengers” da cidade de Nova Iorque, na visão dos próprios ciclistas e também de outras pessoas envolvidas, como o proprietário de uma empresa de entregas por bicicleta, um motorista e autoridades.

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=EyitrLKUUJI

Duração: 52 minutos

 
       

 

 

14- We are traffic!

País: EUA

Ano: 1999

Diretor: Ted White

Sinopse: Documentário que narra o início do movimento conhecido como Massa Crítica em San Francisco, durante 1992 e nos anos seguintes. Por um lado, We are Traffic! mostra o início de um movimento que desafia a hegemonia do automóvel, propondo a bicicleta como alternativa de mobilidade, e, por outro, apresenta uma análise da Massa Crítica, que desafia a própria noção do que deve ser um movimento político e como funciona.

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=m4Gcd2NIzfU

Duração: 50 minutos

       

 

 

15- Metroxical New York

País: EUA, India

Ano: 2011

Diretor: Kousalya Jeganathan e

Mohandass Radhakrishnan

Sinopse: Criando um impacto intenso sobre os viajantes do metrô, os músicos do metrô da cidade de Nova Iorque momentaneamente imputem um equilíbrio em suas rotinas outrora alienadas e mundanas. Artistas amadores subterrâneos encontram-se como terapeutas musicais ao vivo cujas sessões adicionam cor a pensamentos em preto e branco. Para os artistas de metrô de Nova Iorque, bandas e músicos, sua música significa vida. Para os passageiros de metrô, é uma fase transitória. A beleza está na conexão entre o criador e o buscador.

 

Trailer: 

 

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=TmaF7lhIjS4

Duração: 42 minutos

       

 

 

16- No Son Las Bicicletas

País: México

Ano: 2014

Diretor: Ricardo Poery

Sinopse: Onde há uma bicicleta, há também uma história humana, busca, luta, fracasso; talvez redenção. Este documentário explora algumas experiências sobre rodas e aborda as relações sutis entre os referidos meios de transporte e ao mundo que dá existência e significado.

 

Trailer: 

 

 

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=mP-ZVAp1AZE

Duração: 42 minutos

       

 

 

17- O Veículo Fantástico

País: Brasil

Ano: 2011

Diretor: Nicole DiSante

Sinopse: A geógrafa norte-americana Nicole DiSante conta as agruras de quem prefere usar as magrelas para se deslocar pela cidade de Curitiba. Ela entrevistou o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que governou Curitiba por três mandatos, entre o começo dos anos 70 e 1992, técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), cicloativistas e usuários de bicicleta.

Filme: https://vimeo.com/29168999

Duração: 34 minutos

       

 

 

18- Portland: Celebrating America's Most Livable City

País: EUA

Ano: 2007

Diretor: Clarence Eckerson Jr.

Sinopse: Documentário mostra por que Portland é considerada a melhor cidade dos Estados Unidos para se viver. A cidade conta com um sistema eficiente de transporte coletivo, baseado em bondes modernos (VLTs) e ônibus, com importante integração modal, e políticas públicas para pedestres, ciclistas e traffic calming.

Filme: https://vimeo.com/12500173

Duração: 31 minutos

       

 

 

19- Perrengue - O desafio da mobilidade em São Paulo

País: Brasil

Ano: 2013

Diretor: Murilo Azevedo

Sinopse: Perrengue nasce da indignação com o problema que virou marca registrada da cidade de São Paulo: o trânsito. No documentário, quatro personagens de pontos distintos da região metropolitana apresentam os próprios dramas diários. Superlotação, estresse e perda de tempo. Além da rotina de uma cidade em plena crise de mobilidade, Perrengue discute a formação da metrópole, o papel do carro no planejamento urbano das grandes cidades brasileiras e os interesses por trás da promoção de um modelo de transporte insustentável.

Trailer: 

 

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=o53FSMNfDio

Duração: 26 minutos

       

 

 

20- 130 KM - Vida ao Extremo

País: Brasil

Ano: 2014

Diretor: Rodolfo de Macedo e Luciano Trindade

Sinopse: O caos de uma metrópole mostrado nos passos e descrito nas palavras de quatro pessoas que sentem na pele os problemas de morar nas periferias de São Paulo. A quase inexistente oferta de emprego e os rastros de uma cidade mal estruturada ao longo das décadas se refletem nas jornadas diárias de Maria Ednete, Heraldo, Flávia e Mateus, moradores dos quatro bairros extremos da capital paulista - Marsilac, Cidade Tiradentes, Tremembé e Raposo Tavares - que desafiam a imobilidade urbana da cidade. Assim como milhares de paulistanos, os quatro enfrentam longas distâncias, congestionamentos e transportes coletivos precários para chegar ao emprego na região central, motivados pelos anseios por uma vida melhor.

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=XP8JN1y9lmI

Duração: 26 minutos

       

 

 

21- Entre Rios

País: Brasil

Ano: 2009

Diretor: Caio Ferraz

Sinopse: Faz um resgate histórico da importância dos rios no nascimento da cidade, mostra os impactos da chegada das estradas de ferro e detalha os problemas sanitários e o plano de urbanização pelo qual a cidade passou na década de 50, quando os rios passaram a ser considerados um obstáculo ao desenvolvimento e muitos viraram avenidas.

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=Fwh-cZfWNIc

Duração: 25 minutos

       

 

 

22- Movimento Caloi pela Mobilidade Urbana

País: Brasil

Ano: 2013

Diretor: Renata Falzoni

Sinopse: Costurando depoimentos e imagens, em sua maioria captadas na rua, Renata Falzoni procura apresentar a possibilidade de uso da bicicleta na capital paulista. O documentário discute como o uso de bicicletas pode melhorar a qualidade de vida do cidadão e conta com participações de personalidades como Gilberto Dimenstein, José Police Neto (vereador do município de São Paulo), Paulo Saldiva e Willian Cruz (site “Vá de Bike).

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=rcH1m3wTv3c

Duração: 24 minutos

       

 

 

23- La Bicicleta es el Futuro

País: Colômbia

Ano: 2013

Diretor: René Rodríguez B. e Brandon Alfonso V.

Sinopse: Documentário sobre o papel da bicicleta e da estrutura cicloviária na cidade de Bogotá.

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=iJU-5Q1DCUQ

Duração: 24 minutos

       

 

 

24- Go Up To New York, Go Down To Music

País: EUA

Ano: 2014

Diretor: Han Hu

Sinopse: Documentário sobre os músicos do metrô de Nova Iorque.

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=qrdlmIThyrY

Duração: 22 minutos

       

 

 

25- Camelo

País: Brasil

Ano: 2011

Diretor: Antônio Fabrício

Sinopse: "Camelo" é uma expressão popular para bicicletas, meio de transporte que faz parte do cotidiano de boa parte da população de Imperatriz, no Maranhão. "Camelo" é um documentário que propõe um recorte audiovisual na realidade de pessoas comuns, anônimos, estudantes e trabalhadores que têm a bicicleta como único, ou principal, meio de transporte. Estes personagens expõem suas perspectivas sob a cidade e as relações que a permeia.

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=_UcMcPQorm0

Duração: 22 minutos

       

 

 

26- Brussels Express

País: Bélgica

Ano: 2012

Diretor: Sander Vandenbroucke

Sinopse: Um documentário sobre mensageiros de bicicleta em Bruxelas, a cidade mais congestionada da Europa, com apenas 4% de viagens realizadas por bicicleta.

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=bXcCTT8hnok

Duração: 20 minutos

       

 

 

27- Ciclocidades - Documentário sobre bicicleta

País: Brasil

Ano: 2011

Diretor: Uirá Lourenço

Sinopse: Documentário que mostra os benefícios da bicicleta no ambiente urbano. Bicicleta: veículo ágil, saudável e não poluente. Alternativa perfeita ao caos motorizado que se instala nas cidades brasileiras.

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=se9zcE3dV3o

Duração: 19 minutos

       

 

 

28- How a Bicycle is Made

País: Inglaterra

Ano: 1945

Diretor: Norman Lee

Sinopse: Filme lançado em 1945 falando sobre o projeto e fabricação de bicicletas. O filme é ambientado na fábrica de bicicletas Raleigh em Nottingham, Reino Unido.

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=FaxRQh03BOw

Duração: 17 minutos

       

 

 

29- Groningen: The World's Cycling City

País: Holanda

Ano:

Diretor: Clarence Eckerson Jr.

Sinopse: Groningen decidiu na década de 1970 implementar políticas para tornar mais fácil para quem quiser andar a pé e de bicicleta, e desencorajar o uso de carros no centro da cidade. Tornando algumas ruas de uso exclusivo para pedestres, construindo ciclovias em toda parte, e criando um padrão único de transporte que proíbe a circulação de veículos atravessarem através da cidade, Groningen, na verdade, fez da bicicleta - na maioria dos casos - a escolha mais rápida e preferida de transporte.

Filme: https://vimeo.com/76207227

Duração: 16 minutos

       

 

 

30- Cycling Friendly Cities

País: Holanda

Ano: 2010

Diretor:

Sinopse: Este vídeo apresenta uma visão sobre a qualidade das cidades através do planejamento inclusivo para ciclistas e pedestres.  O cenário para o vídeo “Pedalando Cidades Amigáveis” veio de Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, que usou as políticas holandesas e dinamarquesas para o planejamento de transporte urbano para criar um modelo social para sua cidade. O documentário foi produzido pela I-CE Interface for Cycling Expertise

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=DuuyJMSysy8

Duração: 15 minutos

       


Leia também:
Bogotá expande ciclofaixas em estratégia contra o coronavírus
Renata Falzoni: bicicleta e caminhada em tempos de pandemia
Nova York: bicicletarias agora são serviços essenciais
Poluição na cidade de SP cai pela metade em apenas uma semana
Corona vírus faz São Paulo suspender rodízio de carros
Veja a construção de uma ciclovia na Holanda 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

marilene ferreira do nascimento - 30 de Março de 2018 às 16:58 Positivo 0 Negativo 0

parabéns pela iniciativa com certeza salvara muitas vidas

Eduardo Fernandez Silva - 12 de Março de 2018 às 08:04 Positivo 0 Negativo 0

Prezados: só agora conheci o site! Parabéns! Tenho um livro "Meio Ambiente e Mobilidade Urbana", editora SENAC São Paulo.  Sugiro incluir aqui o documentário http://www.praquempedala.com.br/blog/como-surgirm-as-ciclovias-na-holanda/

Clique aqui e deixe seu comentário