Pé de Igualdade

24
October
Publicado por admin no dia 24 de October de 2018

Mobilidade a pé deve integrar a rede de transporte
Mobilidade a pé deve integrar a rede de transporte público

Liberada hoje (24) pelo TCM, licitação de ônibus vai trazer aumento nas baldeações, mas não prevê melhor infraestrutura ao pedestre, o principal usuário do transporte

 

Nesta quarta-feira, 24 de outubro foi noticiado que o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) liberou a licitação de ônibus lançada pela Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes. Esta licitação, orçada em 68 bilhões  de reais, traz como principal novidade a chamada racionalização e otimização da atual rede de ônibus, responsável por atender hoje em dia 9 milhões de pessoas.

 

Quando se fala em racionalização e otimização da rede de ônibus fala-se também em aumentar em torno de 4%  o número de baldeações ao longo das viagens porque a ideia é concentrar os ônibus maiores, de longo alcance, nos corredores alimentados por itinerários complementares realizados por veículos menores. Com isso a previsão é de promover maior eficiência, reduzindo a quantidade de veículos (7%), e aumento da velocidade média e do número de lugares disponíveis (10%).  

 

Entretanto, não se falou até o momento se esta super-revolução na forma mais utilizada para as pessoas se transportarem na nossa cidade vai também contemplar a preparação dos espaços públicos que acolherão o previsto aumento das baldeações. 

 

 


Causa apreensão a constatação das dificuldades enfrentadas pelos pedestres antes ou logo após se tornarem passageiros, tais como:

– Plataformas com largura insuficiente para acomodar com um mínimo de conforto e segurança pessoas que aguardam seu ônibus tentando conviver na busca por espaço com as pessoas que embarcam e desembarcam dos veículos. Essas manobras de sobrevivência se tornam ainda mais complicadas quando são protagonizadas por pessoas com deficiência, cada vez mais comuns em nossos ônibus, já que finalmente está sendo cumprida a determinação por veículos  acessíveis;

 

– Travessias de pedestres semaforizadas sendo realizadas em duas etapas nas vias com canteiros centrais, já que, por imporem ao pedestre longo tempo de espera, ocasionam a formação de expressivos pelotões de pessoas aguardando para atravessarem. Os transbordos certamente aumentarão a quantidade de gente nas travessias e se não fizer parte do “pacote” a adoção de uma política de programação semafórica que otimize travessias de pedestres, poderá ser esperada uma situação de insegurança e o aumento de atropelamentos; 

 

– Colabora também para isso a área das calçadas que será disponível para acomodar a espera do futuro passageiro que ainda é pedestre para fazer a travessia ou simplesmente fazer parte da conexão entre duas paradas ou pontos de conexão. 

 

Assim, se esta megalicitação responsável pela megarrevolução na forma de se usar ônibus na cidade não contemplar a infraestrutura urbana que acomoda a rede de mobilidade a pé que, por sua vez, alimenta qualquer rede de ônibus, é de se prever a triste perspectiva de aumento dos atropelamentos de potenciais passageiros. E isto só não ocorrerá se houver tratamento adequado de calçadas, travessias, áreas de espera para travessias e os locais de embarque e desembarque.  

 

De nada adiantará os milhões envolvidos na implementação de um novo sistema de itinerários racionalizados controlados por tecnologia de ponta, se houver o acréscimo de deseconomias geradas pelos básicos atropelamentos de seus usuários.  

 

Leia também:
Lombofaixa: dispositivo de sucesso, que pode desaparecer
Ativistas avaliam novo padrão de calçadas em SP
Ciclistas e pedestres divulgam carta aberta ao prefeito Bruno Covas
Prefeitura de SP recua no plano de redução drástica da frota de ônibus
Licitação de ônibus de SP avança pouco para quem usa bicicleta



Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Pe-de-igualdade Meli Malatesta (Maria Ermelina Brosch Malatesta), arquiteta e urbanista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com mestrado e doutorado pela FAU USP. Com 35 anos de serviços prestados à CET – Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, sua atividade profissional foi totalmente dedicada à mobilidade não motorizada, a pé e de bicicleta. Atualmente, ministra palestras e cursos de especialização em Mobilidade Não Motorizada além de atuar como consultora em políticas, planos e projetos voltados a pedestres e ciclistas.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social