21 de novembro de 2014
Editorial
Mobilidade não é igual a velocidade

Brasileiro ignora seus próprios limites. E mata, ou morre

 photo unnamed_zpsda0252e3.jpg

Mural da GaleRio em estação do metrô carioca (Foto: Ricardo Cassiano| Fotos Públicas)

O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de mortes provocadas por acidentes de trânsito. São cerca de 45 mil pessoas que perdem a vida a cada ano, o que resulta na taxa anual de 22,5 mortes por 100 mil habitantes. Como comparação, no Reino Unido a cifra gira em torno de 3 mortes por 100 mil habitantes. A estatística - vergonhosa - já é bem conhecida, mas não suas causas, como revela artigo assinado pelo médico Roberto Douglas, diretor da Abramet - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, que nesta semana passa a colaborar com o Mobilize Brasil.

Em seu texto, o especialista alerta para o problema da baixa consciência de risco que os motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas têm ao circular pelas ruas do país. Daí, certa irreverência quando se discutem fatores como álcool, drogas, uso do celular e excesso de velocidade. Enfim, ignorante de seus limites, o brasileiro se sente muito autoconfiante. E mata, ou morre.

Daí nosso aplauso à criação da primeira Zona 30 na cidade de Florianópolis, uma resposta da prefeitura à campanha iniciada pela Rede Vida no Trânsito há cerca de um mês.

Autoridades de Floripa explicam que a implantação do projeto Zona 30 também exige nova sinalização, "para que os condutores saibam que estão entrando em área de baixa velocidade, além de uma campanha de conscientização". O que se busca é uma certa cumplicidade social para o compartilhamento sadio dos espaços urbanos, entre carros, caminhões, ônibus, motos, pedestres, cadeirantes, ciclistas, skatistas e carrinhos de carga.

De qualquer forma, sinalização é mesmo fundamental, como afirma o engenheiro Frederico Viebig, em entrevista ao Mobilize, na qual defende os sinais - luminosos, sonoros e táteis - para atender aos 48 milhões de brasileiros que têm algum tipo de deficiência física. Ou intelectual.

Aliviar o acelerador também é uma ação positiva para reduzir as emissões de poluentes, como mostrou o relatório divulgado nesta semana pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa. O documento revela que as emissões de gases do Brasil voltaram a aumentar e cresceram 7,8% e 2013, passando de 1,5 bilhão de toneladas de CO2. Mais ainda, o relatório comprova que 80% da emissões do transporte de passageiros são geradas pelos automóveis, em geral ocupados por apenas uma pessoa. Pense nisso antes de ligar seu carro pela manhã.


Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

Notícias
Florianópolis adota a 'Zona 30'
Paris testa oitava linha de VLT
Cidades economizam até U$24,00 para cada dólar gasto com ciclovias
Prefeitura do Rio anuncia revitalização e interligação das ciclovias de Botafogo
Como a capital da Finlândia pretende se ver livre dos carros até 2025
No Brasil, transporte é o vilão das emissões de CO2
Arquiteto propõe revolução no sistema viário do Recife; conheça as ideias
Com transporte precário, moradores de Queimados (RJ) apelam para charretes
Justiça determina que Prefeitura de Santarém sinalize ruas e avenidas
Campanha
Participe
Sinalização para pessoas: pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo

Estudos
Bicicleta
A Dimensão Social e Tecnológica da Mobilidade Urbana
Estatísticas
Deslocamento casa-trabalho
Tempo de deslocamento nas regiões metropolitanas
Destaques
Transporte Individual Motorizado
Acidente de trânsito pode matar. E quando o motorista ignora esse risco?!
Sinalização
"Sem sinalização não há garantia da liberdade de movimento"
EVENTOS
Título do Evento: Reunião do Conselho da Cidade - Eu Sou Cidadão Paulistano
Data: 24/11/2014
Local: Auditório do 7º andar do Edifício Matarazzo - São Paulo-SP
Resumo: No dia 24 de novembro acontecerá a reunião extraordinária do Conselho da Cidade em que serão apresentados os próximos passos da campanha Eu Sou Cidadão Paulistano.
Título do Evento: XXVIII ANPET (Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes)
Data: 24/11/2014 à 28/11/2014
Local: Centro de Eventos do Sistema FIEP (Curitiba) - Curitiba-PR
Resumo: A 28ª versão do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, evento nacional ligado à área de Transportes, ocorrerá em Curitiba entre os dias 24 e 28 de novembro de 2014 no Centro de Eventos do Sistema FIEP.
Título do Evento: Mobilidade Urbana - Mover com Dignidade
Data: 25/11/2014 à 27/11/2014
Local: Auditório Campus 1 - Bloco J - FURB - Blumenau-SC
Resumo: Os Seminários 'Mobilidade Urbana - Mover com dignidade' reunirão especialistas nacionais e internacionais para analisar e debater os desafios da Mobilidade Urbana na construção de cidades sustentáveis e com qualidade de vida em Santa Catarina
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS