Evolução das emissões de GEE no Brasil (1990-2012) Setor de energia

O trabalho apresenta estimativas anuais de emissões de gases de efeito estufa pelo setor brasileiro de energia, o qual inclui o segmento de transportes. Segundo os organizadores, trata-se da informação mais recente e atualizada disponível no país.

Evolução  das emissões de GEE no Brasil (1990-201

Evolução das emissões de GEE no Brasil (1990-2012)

créditos: Reprodução Seeg

Autor: Seeg | Observatório do Clima

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Brasil

Ano: 2014

 

O setor de transportes de passageiros e cargas detém a fatia mais "gorda" das emissões brasileiras, especialmente por conta da prevalência do transporte rodoviário em todo o país. Assim, mais de 92% da energia consumida em transportes está nas estradas, ruas e avenidas do país. Mais ainda: 66% dessa energia é utilizada por automóveis e motocicletas. No balanço total das emissões do setor de transportes de passageiros, 80% saem dos escapamentos de automóveis e 20% são devidas aos sistemas de transporte coletivo, ônibus principalmente. 


Na versão textutal do documento, "o setor transportes é o que tem apresentado as mais elevadas taxas de crescimento do consumo de energia, especialmente nos últimos dez anos do período avaliado (4,42% a.a. entre 2002 e 2012). As emissões de CO2 refletem esse comportamento do consumo energético, passando de 84 milhões de toneladas em 1990 para 204 milhões em 2012. O perfil de demanda de energia nesse setor é caracterizado pela predominância do modal rodoviário (91,6% do consumo em 2012) e pela pesada dependência do petróleo (82,8% do consumo em 2012)...".  

Arquivos
Download
Evolução das emissões de GEE no Brasil
Trabalho apresenta estimativas anuais de emissões de cinco setores até o ano de 2013. Publicamos aqui o estudo sobre energia, que inclui dados sobre transportes

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário