10 de junho de 2015
Editorial
A revolução da mobilidade urbana

Cada passo, cada giro do pedal poupam quilos de carbono no ar, na água, no solo

Nesta semana, líderes do G7 (EUA, Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão e Reino Unido) deram sinais de que pretendem reduzir o uso de combustíveis fósseis até 2050 e bani-los completamente até 2100. Anunciada na semana do meio ambiente e recebida com desconfiança, a notícia é promissora e aumenta as chances de um acordo global sobre o tema durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 21, que acontece em Paris entre novembro e dezembro.

Numa primeira olhadela, o prazo parece longo demais.  Segundo especialistas, as reservas de combustíveis fósseis passíveis de exploração em todo o planeta totalizam hoje 1,294 x 1012 barris de petróleo, 1,92 x 1014 m3 de gás natural, 728 giga toneladas de carvão e 276 giga toneladas de lignito, um outro tipo de carvão. 

Se extraídos e utilizados para movimentar veículos, acionar usinas elétricas e outros sistemas que processam energia, essas substâncias devem liberar algo como 2.900 giga toneladas de CO2 para a atmosfera. E isso é o triplo do limite calculado pelos especialistas em clima para que a elevação da temperatura se mantenha em 2Celsius até o ano de 2050. Os números foram publicados em 2012 pelo jornalista Bill McKibben no artigo Global warming’s terrifying new math, e confirmados no ano seguinte pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).

Os dados acima servem para lembrar que o Mobilize Brasil trabalha pela mobilidade urbana sustentável, ou seja, para estimular todas as formas de transporte que possam continuar a ser utilizadas sem prejuízo ao ambiente, incluindo o ar, água, solo e aos seres que vivem nas cidades.  Buscamos alternativas para reduzir o uso de veículos automotores e ampliar o espaço para pedestres, cadeirantes, ciclistas e outros modos de mobilidade ativa. Mas, numa escala mais global, contribuímos para baixar as emissões de gases de efeito estufa. Quando deixamos o carro na garagem estamos colaborando para um possível e necessário saneamento da economia mundial. É uma pequena e silenciosa revolução a cada passo, a cada giro do pedal da sua magrela.

Assim, quando você sai a pé, de metrô ou de bicicleta para ir ao trabalho, também está colaborando para evitar o derretimento de geleiras da Antártida ou das neves dos Andes, de onde vêm as águas do rio Amazonas, que gera umidade para a Região Sul, que evita a formação de tornados, e assim por diante. 

Não por acaso, o Mobilize esteve presente no Velo-City, evento da European Cyclists Federation, neste ano realizado em Nantes, França, cidade que está se reinventando com a bicicleta. De lá o colaborador Yuriê César nos mandou um breve, mas interessantíssimo relato sobre o encontro, que reuniu cerca de quatro mil ativistas e pesquisadores. “Em Nantes várias ruas foram devolvidas às pessoas e o automóvel passou a ser um mero veículo tolerado. Com toda certeza, nenhuma cidade brasileira está próxima de se tornar a Nantes de hoje”, concluiu Yuriê, que promete mandar notícias de outras cidades europeias. Aguardem.

Ps.: A propósito, por estes dias a atmosfera aqui de São Paulo está “porcamente” poluída e ninguém fala em ações práticas para fiscalizar as emissões dos veículos ou reduzir a taxa de motorização da cidade. Pelo menos durante este período mais seco do ano. Alô, prefeito, alô governador!

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

Notícias
"Dia de Correr ao Trabalho" terá debate gratuito em SP
Afinal, quem é o dono dessa calçada esburacada?
G7 quer abandonar combustíveis fósseis até 2100
Aplicativo BioMob, um guia de locais acessíveis
Andar a pé: o jeito mais simples (e talvez disruptivo) de andar
CET aponta para a viabilidade do fechamento do Minhocão, em SP
Fernando de Noronha (PE) ganhará 105 bicicletas públicas
Campanhas
Sinalize
Sinalização para pessoas: pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo

Mobilize-se!
Problemas na mobilidade? Reclame aqui!

Blogs
Passos e Espaços
Você também é pedestre (Tú también eres peatón)
Mobilize Europa
Plano de Mobilidade Urbana por Bicicletas de Paris: a terra dos mágicos
Fotos
Bicicleta
Ciclovia da Cruzeiro do Sul, em São Paulo
EVENTOS
Título do Evento: Estreia do documentário Bikes X Carros
Data: 13/06/2015
Local: Área externa do Auditório Ibirapuera, Av. Pedro Alvares Cabral, s/n - São Paulo-SP
Resumo: Filmado em várias cidades do mundo - inclusive São Paulo - o filme Bikes vs. Carros (Bikes vs. Cars) do diretor Fredrik Gerrten tem pré-estreia nacional no dia 13 de junho no palco externo do Auditório do Ibirapuera, em São Paulo
Título do Evento: Dia de #CorrerAoTrabalho
Data: 19/06/2015
Local: Aro27 Bike Café - Rua Eugênio de Medeiros, 445, Pinheiros - SP - São Paulo-SP
Resumo: Para comemorar o Dia de Correr ao Trabalho, a Corridaamiga organiza no dia 19, às 19 h, no Aro27 Bike Café, um bate papo com o Mobilize Brasil, Cidade Ativa, desbravadores de Sampa e Corridaamiga, sobre deslocamento ativo e mobilidade a pé.
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS