05 de novembro de 2015
Editorial
Pedras do caminho*

Ou, como transformar as pedras do caminho em caminho das pedras

Ilustração: Pawel Kuczynski

Qualquer motorista de táxi de qualquer grande cidade já sabe: não adianta alargar as ruas, abrir novas avenidas, ou construir grandes elevados. Em pouco tempo, os novos espaços viários estarão tomados por mais e mais carros. 

Os primeiros sintomas desse estranho fenômeno foram notados em Nova York já nos anos 1940 e logo depois na Inglaterra, mas somente no final do século 20 os pesquisadores conseguiram compreender o processo: há sempre uma demanda reprimida de motoristas que gostariam de circular com seus carros, mas que não o fazem por causa dos congestionamentos. Os especialistas calcularam que nos Estados Unidos essa demanda esteja em cerca de 30% do tráfego em circulação. Os dados constam do livro "Suburban Nation: The Rise of Sprawl and the Decline of the American Dream", de Andres Duany, Elizabeth Plater-Zyberk e Speck Jeff.

Esse é um dos pontos que discutimos hoje (5) no Seminário de Engenharia da Mobilidade, em Itabira-MG, com estudantes e professores da Unifei. No encontro, tentamos mostrar aos futuros engenheiros que o grande desafio da mobilidade urbana no século 21 é encontrar, projetar e construir alternativas ao transporte individual motorizado.  Tudo disso, sem desfigurar as cidades, sem repetir os excessos cometidos pela cadeia produtiva carro-petróleo-construção civil, que transformou o meio urbano em espaço de disputa, de competição, tal como afirma o engenheiro Lúcio Gregori.

Felizmente, a sociedade brasileira tem se mobilizado para buscar alternativas. Um belo exemplo foi dado durante o Fórum Nordestino da Bicicleta, que aconteceu no último final de semana em Recife-PE. Lá a conversa foi bem além das bikes e avançou para a integração do ciclotransporte aos trens, metrôs, ônibus e barcas, além de discutir a melhoria das condições de circulação também para pedestres. 

Afinal, caminhar ainda é uma atividade heróica nas cidades do país e por isso, entre os dias 25 e 28 de novembro, a ANTP realiza em São Paulo o seminário Cidades a Pé, evento que vai reunir especialistas de várias partes do mundo para tratar desse tema de aparência quase simplória: como estimular as pessoas a colocar de novo os pés no chão?

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

*Referência ao poema No meio do caminho, de Carlos Drumond de Andrade, nascido em Itabira-MG

Notícias
"Cidades a Pé", o primeiro seminário a discutir a caminhabilidade
Novas ciclovias, velhos equívocos: a política de (i)mobilidade do DF
Plano de Mobilidade de Florianópolis começa a ser debatido em 15 regiões
"Os automóveis já ocuparam espaço demais nas cidades"
Semana de Engenharia da Mobilidade acontece em Itabira (MG)
Paris pode restringir circulação de carros se poluição continuar
Em Curitiba, "Área Calma" terá fiscalização ainda em novembro
Prefeitura de Aracaju instala mais 30 novos abrigos de ônibus
Chefs famosos cozinham dentro do metrô de Paris
Campanhas
Parceiro Contribuinte
Campanha Parceiro Contribuinte

Mobilize-se!
Problemas na mobilidade? Reclame aqui!

Blogs
Milalá
A Praça Roosevelt!
EVENTOS
Título do Evento: Mesa redonda: Estudos sobre a deficiência
Data: 07/11/2015
Local: Hotel Mercure, Espaço Immensitá, Av. Luiz Dumont Villares, 39 Santana - São Paulo-SP
Resumo: O "Memorial da Inclusão: os caminhos da pessoa com deficiência", órgão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, organiza rodada de debates com o tema "Estudos sobre a Deficiência".
Título do Evento: "Desbravamento de Boas-Vindas" por São Paulo
Data: 08/11/2015
Local: Ponto de encontro: Catracas do Metrô Armênia - São Paulo - São Paulo-SP
Resumo: O Desbravadores de Sampa em parceria com o Corrida Amiga, Adus, Home Builder, Bike Anjo e APE tem o grande prazer de desejar boas vindas aos novos moradores de nossa cidade através do percurso "desbravamento de boas-vindas"
Título do Evento: Workshop: colaboração sueco-brasileira em segurança de trânsito
Data: 09/11/2015
Local: Tryp Hotel Berrini - Rua Quintana, 934, Brooklin Novo, SP - São Paulo-SP
Resumo: Workshop sobre segurança de trânsito, em SP, integra a 4ª Semana de Inovação Suécia-Brasil que acontece em várias cidades brasileiras para discutir a colaboração entre os dois países.
Título do Evento: Lançamento de cartilha sobre mobilidade urbana (Recife)
Data: 09/11/2015
Local: Livraria Cultura - Paço Alfândega, Recife, PE - Recife-PE
Resumo: No dia 9/11, o Senge-PE lança a cartilha "Por um espaço público cidadão: a mobilidade e a conquista da rua". Evento de lançamento será na Livraria Cultura do Paço Alfândega, a partir das 19h, e contará com debate a respeito do tema da publicação.
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS