Prefeitura de Aracaju instala mais 30 novos abrigos de ônibus

Novos abrigos fazem parte dos 71 que se somarão aos 240 que já foram substituídos pela Prefeitura de Aracaju

Notícias
 

Fonte: Prefeitura Municipal  |  Autor: Prefeitura Municipal  |  Postado em: 04 de novembro de 2015

Novos abrigos já sÃo vistos pela cidade

Novos abrigos já sÃo vistos pela cidade

créditos: Felipe Goettenauer

 

A Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), realiza a instalação dos novos abrigos de ônibus. São 71 novos abrigos, distribuídos em diversos pontos da cidade. Até então, 30 dos 71 já foram instalados. No total já foram trocados 240 abrigos de ônibus.

 

Projetados para melhor atender a população tanto em dias de sol quanto em dias de chuva, este modelo proporciona conforto às pessoas que estão esperando um ônibus. Outra novidade é o painel de informações que auxiliam o usuário de transporte público com as linhas e rotas dos ônibus que por ele passam. O diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT, Francisco Navarro, explica que, até então, metade já foram instalados na capital.

 

"Desse bloco de 70, os 30 que foram instalados agora são os abrigos maiores. São aqueles onde têm calçadas largas e eu posso colocar os abrigos maiores. Os próximos são os abrigos mais curtos, porque são calçadas muito estreitas, estes vão ser espalhados pela cidade, zona norte, zona sul. A gente está com um projeto que está em processo de licitação, que é uma concessão para a construção de 500 abrigos, exploração e publicidade e a empresa tem um período de quatro anos para construir esses abrigos, totalizando todos os abrigos que têm na cidade", explica o diretor de Planejamento.

 

Navarro diz que os abrigos foram pensados em melhor atender a população. "Nós já colocamos em torno de 240 abrigos, fazendo uma comparação a gestão passada que só fez seis. Esse abrigo quando foi concebido, ele teve várias características que foram colocadas, não por beleza, mas sim por praticidade. Primeiro que aqui na SMTT não existia um levantamento de quantos abrigos tinham na cidade, a gente fez esse levantamento e vimos que existia a necessidade de 1.030 pontos de ônibus. Desses 1.030 pontos de ônibus, 750 caberiam abrigo".

 

Novos abrigos

Os principais locais que receberam os novos abrigos de ônibus foram as avenidas Tancredo Neves, Heráclito Rollemberg, Otoniel Dórea, rua Acre, bairro 17 de Março, entre outros. "São abrigos espalhados pela cidade, trata-se de um projeto que já existe há dois anos, foi uma verba do governo federal e os locais já estavam definidos antes e não definidos agora. Dessas 71 a gente só colocou metade, ainda vamos concluir essa quantidade. Cada bairro está recebendo um abrigo deste", diz Navarro.

 

"Na Otoniel Dórea, no Mercado, a gente substituiu um que era pequeno e colocou um maior. No bairro 17 de Março não tinha e a gente colocou um lá. Nós pegamos alguns de concreto que já estavam destruídos e outros que não tinham abrigo e instalamos", conclui o diretor.

 phpThumb_cache_www.aracaju.se.gov.br_srcffb041cbcab2fb53b4136e9db7ce7152_par32df3178023bb7b71a84b9034b5fa75e_dat1446554216


Aprovação

A população aprova o novo modelo dos abrigos, por trazer vários benefícios e características que faz com que os usuários de transporte público se sintam mais seguros e informados quanto as linhas que passam pelo local.

 

O ajudante de carpinteiro, Lucas Santos Barbosa, diz que o novo modelo é bem melhor que os antigos. "Do jeito que está agora é bem melhor, porque do jeito que estava antes, era sem condições. Agora está nota 10, melhorou bastante. A gente está mais protegido da chuva, do sol. E a iluminação também melhorou, porque os de concreto não têm e esses têm as lâmpadas que acendem assim que a noite chega", diz Lucas.

 

Na Hermes Fontes um abrigo de concreto foi trocado pelo abrigo duplo, a diarista Adriana Santos diz que ficou mais confortável. "Em comparação aos outros, esses são bem mais confortáveis, porque aqueles estavam todos destruídos já e eram menores, aqui dá mais segurança quanto à chuva, ajuda bastante", destaca a diarista. 

 

A vendedora Andrea Rodrigues aprova os novos modelos de abrigo de ônibus. "Eu acredito que veio com uma proposta boa, porque a gente que fica assim a mercê do sol, da chuva, era complicado mesmo e também dependendo do fluxo de ônibus demorava bastante e a gente ficava no sol ou na chuva. Ficou bem interessante, bem acolhedor, inclusive. A gente tem espaço visual, achei bem interessante", enfatiza Andrea.

 

Leia também:

Em Sergipe, movimento denuncia irregularidades no projeto para o transporte

Em Aracaju, uma calçada que simula obstáculos à locomoção

Embarcação para transporte de passageiros é testada em Sergipe


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário