People Near Transit: Improving Accessibility and Rapid Transit Coverage in Large Cities

O estudo PNT (People Near Transit) para grandes cidades (pdf em inglês) foi realizado pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento-ITDP, e mostra a porcentagem de pessoas que vive num raio de até 1 km dos pontos do transporte público de qualidade, dividido pelo total da população local.

People Near Transit indica a acessibilidade do tra

People Near Transit indica a acessibilidade do transporte

créditos: Héctor Ríos/ ITDP-México

Autor: Michael Marks, com Jacob Mason e Gabriel Oliveira

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Internacional

Ano: 2016

Para esta análise do ITDP, foram observadas diversas cidades do mundo, com o objetivo de quantificar a acessibilidade e a cobertura da rede de transporte de cada localidade, e estabelecer assim comparações entre elas. O PNT serve ainda como índice de desenvolvimento sustentável e ferramenta para melhorar a infraestrutura de mobilidade, de modo a tornar as cidades mais inclusivas. 

 

A previsão é de que as populações urbanas devam crescer 63% até 2050 (um acréscimo de 2,5 bilhões de pessoas) e, se esta tendência for confirmada, com uma área total de cobertura por cidades três vezes maior, fato que representaria uma ameaça grave à vida no planeta. 

 

A questão então é como instaurar um novo paradigma de desenvolvimento, capaz de gestar cidades inclusivas, compactas, orientadas para as pessoas. Os indicadores do PNT revelam que a expansão urbana tem sido mais rápida do que o investimento em trânsito e mobilidade, mas sugere também que há formas de repensar e mudar este paradigma expansionista para criar ambientes mais sustentáveis e equitativos. 

Arquivos
Download
People Near Transit (PNT)
People Near Transit: Improving Accessibility and Rapid Transit Coverage in Large Cities é um estudo sobre grandes cidades realizado por ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento)

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário