Mobilidade da Pessoa Idosa

Relatório da Fundación Mapfre/IST* traz resultados de pesquisa sobre mobilidade dos idosos no município de São Paulo. Foram levantados aspectos da dinâmica dos deslocamentos e a percepção das pessoas sobre o estado da infraestrutura de ruas e calçadas, dos transportes públicos e do trânsito na cidade.

Pesquisa avalia como são os deslocamentos dos idos

Pesquisa avalia como são os deslocamentos dos idosos em SP

créditos: Capa/ Foto: Mabel Amber (Pixabay)

Autor: Fundación Mapfre/IST*

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Regional

Ano: 2019

Para esta pesquisa, além do levantamento quantitativo, foram feitas entrevistas com idosos que sofreram acidentes no trânsito ou nas calçadas da cidade, para conhecer as circunstâncias dessas ocorrências e a percepção dos espaços de circulação. E realizadas também entrevistas com técnicos/especialistas em trânsito e/ou na temática do envelhecimento para levantar questões relevantes e os desafios a serem enfrentados para promover a mobilidade segura da pessoa idosa na cidade.

 

Dividido em quatro partes, o relatório traz primeiramente os resultados do levantamento quantitativo realizado com 1.102 pessoas idosas, abordadas em pontos de fluxo na capital paulista. A segunda parte discute os resultados das entrevistas com pessoas idosas e técnicos/especialistas; a terceira parte apresenta o relatório técnico sobre as calçadas na cidade de São Paulo; e na quarta parte são apresentadas as conclusões e recomendações para que a gestão municipal, assim como a própria comunidade, possa promover ações para garantir a segurança dessas pessoas nos seus deslocamentos.

 

*Autores: Jesús Monclús, Jorge Ortega, Marta Meléndez e pelo IST: David Duarte Lima, Ana Maria Nogales Vasconcelos, Leides Barroso Azevedo Moura, Carlos André Almeida Machado; Alexandre Lima; Shayane dos Santos Cordeiro

Arquivos
Download
Mobilidade da Pessoa Idosa
Fundación Mapfre e IST apresentam os resultados de pesquisa realizada na cidade de São Paulo sobre a qualidade da mobilidade dos idosos pelas ruas e calçadas, e no transporte público.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário