Este trabalho do Instituto Ar, intitulado "Impulsionando a transição do Brasil para o transporte de caminhões com emissão zero", apresenta estudos de caso internacionais, quantifica os impactos ambientais e econômicos e descreve recomendações práticas para embasar a tomada de decisões.
O objetivo é apoiar formuladores de políticas, líderes do setor e outras partes interessadas na aceleração da eletrificação da frota de veículos pesados do Brasil, em linha com as metas nacionais de redução de emissões e melhoria da saúde pública.
O estudo modelou diferentes cenários de substituição da frota de caminhões a diesel por tecnologias mais limpas em São Paulo, estimando reduções de emissões de poluentes até 2030 e 2050.
Os cenários considerados foram: elétrico a bateria (BEV), célula de combustível hidrogênio (FCEV), híbrido diesel, gás natural liquefeito (LNG), gás natural comprimido (CNG) e biodiesel puro (B100). Biodiesel apresentou pior desempenho ambiental do que o diesel. Veículos elétricos oferecem maior redução de GEE e poluentes até 2050.
Recomendações finais:
- Acelerar a implementação de regulamentações de economia de combustível para caminhões.
- Apoiar renovação da frota com políticas eficazes.
- Eliminar gradualmente os subsídios ao diesel, implementar precificação de carbono e alinhar
políticas com justiça climática. Estabelecer metas obrigatórias de fabricação de Veículos com Emissão
Zero até 2040.
- Criar infraestrutura de recarga elétrica e hidrogênio.
- Implementar mecanismos financeiros concretos, tais como créditos, subsídios, taxações.