Trilhos urbanos no país devem crescer 216 km nos próximos cinco anos

Esta é a projeção feita pelo setor no balanço metroferroviário 2016/2017 divulgado hoje (3), com base na conclusão de 19 projetos já contratados e/ou em execução

Notícias
 

Fonte: ANPTrilhos  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de abril de 2017

No Rio, 65% do transporte de passageiros foi sobre

No Rio, 65% do transporte de passageiros foi sobre trilhos

créditos: Divulgação Metrô Rio

 

O Brasil deve ganhar mais 216 km de trilhos urbanos para o transporte de passageiros nos próximos cinco anos. Esse incremento será possível com a conclusão de 19 projetos já contratados e/ou em execução. 

 

A projeção de expansão da rede de transporte de passageiros sobre trilhos faz parte do Balanço do Setor Metroferroviário 2016/2017, divulgado pelo presidente da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos), Joubert Flores, nesta 2ª feira (3), em Brasília.

 

No último ano, a rede metroferroviária brasileira expandiu 21,7 km, totalizando 1.034,4 km de extensão. Embora abaixo do esperado, a ampliação é positiva e representa um incremento de 2,1%, que foi possível com as inaugurações de trechos da Linha 2 do metrô da Bahia, do VLT Carioca e da Linha 4 do Rio de Janeiro. A projeção de expansão para 2016 era de 50 km.

 

“A ampliação da rede brasileira de trilhos urbanos foi impactada pela crise econômica do país, mas, mesmo assim, o balanço foi positivo e o setor pôde ampliar a oferta de mobilidade nas cidades onde essas expansões se concretizaram”, explicou Joubert Flores durante coletiva de imprensa.

 

Para 2017, a ANPTrilhos projeta a adição de 29 km de linhas. Esse benefício será possível através da continuidade das obras da Linha 2 da Bahia e as extensões do VLT Carioca, do VLT da Baixada Santista e do VLT de Maceió. Desses 29 km, já foram inaugurados 6,7 km, nos meses de janeiro e fevereiro, e o restante está previsto para até o final do ano.

 

Destaque de 2016

Na cidade do Rio de Janeiro, o transporte foi o grande legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, realizados em agosto. Os investimentos realizados na rede de trilhos urbanos garantiram a estruturação da mobilidade na capital fluminense, possibilitando o transporte de 24,5 milhões de pessoas nas linhas de metrô, trem urbano e VLT, que atendem a cidade e a região metropolitana.

 

A rede de transporte do Rio de Janeiro movimentou no período dos Jogos cerca de 38 milhões de passageiros, sendo os sistemas sobre trilhos responsáveis por 65% do transporte de passageiros na cidade do Rio de Janeiro.

 

Confira o balanço completo do Setor Metroferroviário no site da ANPTrilhos

 

Leia também:

VLT de Cuiabá: obras devem ser retomadas em maio 

Balanço do Setor Metroferroviário 2016/2017 

Em Campinas (SP), ministro dá início a projetos de BRT e VLT 

O recado do Trem Metropolitano 

CPTM adia para 2020 entrega de acessibilidade em todas as estações 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário