Com projeto de mobilidade, brasileiros vencem Olimpíada Internacional de Tecnologia

Estudantes conquistam prêmio inédito na Suíça graças ao projeto "Milênio Bus", que une internet das coisas ao transporte público para facilitar a vida dos passageiros

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ EMTU-SP (Assessoria)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de setembro de 2017

Renato e Fábien levam 1º lugar com projeto de mobi

Renato e Fábien levam o 1º lugar com projeto de mobilidade

créditos: Arquivo pessoal/ Renato Rodrigues

Dois jovens brasileiros ganharam, de forma inédita para o país, a Olimpíada Internacional de Tecnologia e Inovação (ICC'2017). A competição realizou-se entre os dias 30 de agosto e 19 de setembro em Martigny, na Suíça, e reuniu cerca de 40 pesquisadores do mundo todo. 

O prêmio foi para a dupla de amigos formada pelo engenheiro de Pilar do Sul (SP) Renato Rodrigues, de 30 anos, e o estudante de engenharia de controle e automação Fábien Oliveira, de 22 anos. Ambos desenvolveram o projeto “Milênio Bus”, que alia a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) com o transporte público, por meio de um hardware e um aplicativo de celular. E que consiste na instalação de sensores nos ônibus para contabilizar os passageiros e enviar as informações para um aplicativo de celular. Com isso, os usuários conseguem verificar se o ônibus está lotado ou não, e podem até comprar as passagens pelo celular.

Solução de mobilidade
A experiência própria de Renato com ônibus lotado fez com que tivesse a ideia do projeto. Ele costumava pegar o transporte para ir a Sorocaba (SP), onde cursava mestrado em Estratégia e Inovação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Daí, surgiu seu desejo de desenvolver uma alternativa para ajudar os passageiros a saberem se o transporte está vindo lotado ou não, além de possibilitar trazer outras informações sobre o ônibus. Em março deste ano, junto com o amigo Fábien Oliveira, que estuda na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), conceberam o projeto "Milênio Bus".

A iniciativa foi uma das vencedoras da 1ª Hackatona Metropolitana, promovida pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e pela Concessionária Metra, e o projeto passou a ser executado no laboratório de inovação das empresas, o [E] LAB – Experimentos em Transportes. Com o avanço no dispositivo, os rapazes se inscreveram na Olimpíada Internacional. 

Além do título de vencedores da Olimpíada Internacional de Tecnologia e Inovação, a equipe recebeu um cheque de cinco mil francos suíços, o equivalente a aproximadamente R$ 18 mil. 

Futuro
Em junho passado a EMTU iniciou um processo de incubadora para colocar o “Milênio Bus” em funcionamento nos ônibus de transporte público. Protótipos dos sensores foram instalados em um dos veículos da Metra, que já está em teste no Corredor ABD, na Grande São Paulo.

“Já realizamos diversos testes e estamos no processo final do produto para, enfim, colocá-lo no mercado. Aos usuários um aplicativo será disponibilizado em plataforma gratuita. Espero que dê tudo certo”, comenta Renato.

Leia também:
SP terá maratona de inovação e tecnologia para mobilidade urbana
App que torna passageiro mais atuante no transporte vence maratona
Laboratório de pesquisa em transportes é inaugurado em São Paulo

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário