Sorocaba terá novo desafio intermodal na segunda-feira (27)

Evento na cidade paulista avalia o desempenho dos vários modos de transporte. Por quatro vezes seguidas em anos anteriores a bicicleta foi o meio mais eficiente

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Sorocaba/ Secom  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de novembro de 2017

Ciclista chega primeiro no desafio de 2016 em Soro

Ciclista chega primeiro no desafio de 2016 em Sorocaba

créditos: Erick Pinheiro/ Arquivo JCS

Para propor à sociedade uma reflexão sobre a mobilidade urbana, e avaliar qual o modal mais eficiente para seus deslocamentos, será realizado na próxima segunda-feira (27) na cidade paulista de Sorocaba o Desafio Intermodal 2017. 

O evento, promovido pela Prefeitura através da Urbes - Trânsito e Transportes terá quatro pontos de saída na cidade e a chegada será no Paço Municipal, no Alto da Boa Vista.

Os organizadores esclarecem que o evento não é uma competição, mas serve às pesquisas sobre mobilidade urbana para avaliar o desempenho de sete modalidades: pedestre, pedestre idoso, ciclista, passageiro de transporte coletivo, motociclista, passageiro de táxi e condutor de automóvel. 

Os participantes sairão dos quatro pontos da cidade e será mensurado qual deles consegue se deslocar com mais eficiência até chegar ao Paço Municipal. Os locais de saída são: Praça Coronel Fernando Prestes (Centro), Clube do Idoso (Pinheiros) e das duas sedes da Urbes (Campolim e Barcelona). Nos deslocamentos deverão ser respeitadas todas as regras de trânsito de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A proposta do desafio, como ocorre em várias cidades do mundo, é despertar nas pessoas o interesse por outros meios de transporte que não sejam os motorizados individuais. Neste desafio é comparada a eficiência dos modais considerando tempo de deslocamento, custo financeiro, consumo energético e emissão de poluentes dos diferentes modos de transporte.

Como foi em 2016
Durante o Desafio Intermodal 2016, a bicicleta foi pela quarta vez consecutiva o modal mais eficiente em Sorocaba. Com o tempo de 9’28”, o ciclista frequente fez o percurso entre o Ginásio de Esportes Dr. Gualberto Moreira, na zona leste, e o Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, zona sul, de forma mais rápida, superando os outros modais participantes da atividade. E o segundo participante a chegar ao ponto de encontro do Desafio foi um motociclista que também saiu do Ginásio de Esportes e fez o percurso em 10’01”. 

Leia também:
Crianças descobrem Sorocaba (SP) em cima de uma bike
Após ciclovias e bike share, Sorocaba (SP) planeja um VLT
Campanha voltada a ciclistas acontece hoje (12) em Sorocaba


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário