Participe da consulta pública sobre os ônibus de São Paulo

Facilitar a participação popular na licitação do transporte público é a proposta da ação iniciada por movimentos sociais nesta segunda (15) em terminais e ruas da capital

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Cidade dos Sonhos  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 15 de janeiro de 2018

Pessoas participaram hoje (15) da ação pelo transp

Pessoas participaram hoje (15) da ação pelo transporte em SP

créditos: Divulgação

A minuta do edital da licitação dos ônibus de São Paulo tem mais de seis mil páginas, e grande parte da população sequer sabe que a consulta pública sobre esse edital está aberta desde o dia 21 de dezembro de 2017. Pensando nisso, o projeto Cidade dos Sonhos começa hoje (15) uma série de atividades nas cinco regiões da cidade, com o objetivo de ampliar e facilitar a participação popular no período de consulta pública.

As ações serão realizadas dos dias 15 a 25 de janeiro em locais de grande circulação de passageiros de ônibus, nos horários de pico (ver relação abaixo). Como nesses momentos as pessoas estão com pressa, a ação será direta e objetiva: um banner com 10 perguntas sobre os ônibus municipais no qual as pessoas serão convidadas a colar adesivos indicando suas preferências. Essas mesmas 10 questões-chave poderão ser respondidas pelas redes sociais por meio de uma enquete ilustrada baseada no Facebook

Ao final do processo, todas as respostas - tanto dos transeuntes, como dos internautas - serão repassadas à Prefeitura pelos canais por ela oferecidos para a participação popular.

Facilitar o processo
Muito embora essa devesse ser uma preocupação da Prefeitura, a proposta dos movimentos sociais é facilitar o processo. Segundo Flávio Siqueira, representante do Cidade dos Sonhos, apesar dos recursos que a tecnologia dispõe, "os canais de participação oferecidos pelo poder público são antiquados e praticamente inacessíveis: um link para baixar a enorme lista enorme de documentos e um arquivo em excel que dificulta muito a entrega das contribuições". 

Ele explica que o anúncio da consulta sobre o transporte municipal foi deixado para o período de festas de fim de ano e que também não foram marcadas ainda as audiências públicas. "Isso tudo acaba afastando a população, que além disso tem pouco tempo para participar da consulta". A Prefeitura fará a consulta até o dia 3 de fevereiro, e tem prazo para realizar a licitação até junho. 

Com essas ações, o Cidade dos Sonhos quer favorecer a interação no processo e permitir que os dados sejam repassados à Prefeitura dentro dos moldes que ela estabelece. "Ou seja, quem participar conta com a certeza de que sua opinião fará parte do processo formal de consulta pública conduzido pela Prefeitura”, completa Flávio Siqueira.

Proposta
A ideia é apresentar para a Prefeitura a opinião da população sobre os assuntos selecionados, acompanhado de uma análise técnica do edital que dialoga com essas respostas. Tal análise está sendo  realizada por Ciclocidade, Cidadeapé, Cidade dos Sonhos, Greenpeace, GT de Mobilidade Urbana da Rede Butantã, Idec-Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, ITDP Brasil - Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, Rede Nossa São Paulo e pelos conselheiros do CMTT: Rafael Drummond - Centro, Mity Hori Kato  – Oeste, Meli Malatesta – Idoso, Mila Guedes - Pessoa com Deficiência.

Cronograma das ações de rua 

Dia

Horário

Local

Segunda, 15/jan

6h às 9h

Terminal Bandeira

Terça, 16/jan

5h30 às 8h30

Terminal Santana

Terça, 16/jan

17h às 20h

Terminal Vila Nova Cachoeirinha

Quarta, 17/jan

5h às 8h

Terminal Grajaú

Quarta, 17/jan

17h às 20h

Terminal Tatuapé

Quinta, 18/jan

5h às 8h

Terminal São Mateus

Quinta, 18/jan

17h às 20h

Terminal Vila Prudente

Sexta, 19/jan

6h às 9h

Terminal Barra Funda

Sexta, 19/jan

11h30 às 14h30

Praça da República

Domingo, 21/jan

14h às 18h

Paulista Aberta

Segunda, 22/jan

11h30 às 14h30

Praça do Patriarca

Segunda, 22/jan

17h às 20h

Terminal Princesa Isabel

Terça, 23/jan

5h às 8h

Terminal Campo Limpo

Terça, 23/jan

17h às 20h

Terminal Capelinha

Quarta, 24/jan

5h30 às 8h30

Terminal Pirituba

Quarta, 24/jan

17h às 20h

Largo da Batata (saída do metrô)

Quinta, 25/jan

14h às 18h

Paulista Aberta

Clique aqui para ver, na íntegra (em pdf), o Edital de Licitação de Transporte Coletivo da cidade de São Paulo. 

Leia também:
Boletim Mobilize no Rádio discute a licitação dos ônibus em SP
Organizações de SP pedem definição sobre transição da frota para ônibus limpos
Piora o transporte público na cidade de São Paulo, aponta pesquisa


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Michell - 31 de Janeiro de 2018 às 11:02 Positivo 1 Negativo 0

Queremos agora a volta da propaganda para dual bus (Com ônibus+trólebus) também micro-ônibus e miniônibus. Seja Para o Telão, Seja Para a Lataria

Clique aqui e deixe seu comentário