Que tal uma bicicleta impressa em 3D?

Startup do Vale do Silício inova ao criar uma bicicleta resistente, leve e de custo relativamente baixo, impressa pelo processo em 3D, com tecnologia de fibra de carbono

Notícias
 

Fonte: Dinheiro Vivo  |  Autor: Cátia Rocha  |  Postado em: 21 de maio de 2018

Bike de fibra de carbono da Arevo feita por impres

Bike de fibra de carbono da Arevo feita por impressora 3D

créditos: Divulgação

 

A startup Arevo, localizada no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), decidiu mostrar todo o potencial da impressão em 3D fabricando uma bicicleta que, dizem seus criadores, é “mais resistente do que titânio”. Com a inovação, foi possível utilizar na impressora materiais que a tornaram mais leve do que as bicicletas comuns. 

 

O quadro da bicicleta, por exemplo, foi impresso em fibra de carbono, com a ajuda de um braço robótico. À medida que o braço vai ‘depositando’ os materiais para compor a bicicleta, também é possível criar formas diferentes para compor o resto da bicicleta. De acordo com a empresa, esta estrutura pode ser impressa ao custo de 300 dólares (pouco mais de 1.100 reais). 

 

Além disso, por haver pouco trabalho humano agregado na fabricação, também será possível reduzir custos no processo de produção da bike. A empresa está classificando o produto como sendo uma 'bicicleta de alto desempenho', mas a ideia é que também possa ser utilizada nos deslocamentos urbanos.

 

No site da Arevo, estão divulgadas as vantagens da impressão 3D na fabricação de bicicletas. Segundo a empresa, o processo confere maior liberdade de design e é possível conceitualmente ir além da bicicleta e criar diversos outros produtos, tais como: carrinhos de bebê, capacetes ou até as estruturas de assentos para automoveis. A Arevo anunciou ainda que arrecadou um investimento de 12,5 milhões de dólares, que serão dedicados a investigação e desenvolvimento destes produtos. 

 

Atualmente a empresa é dirigida por Jim Miller, que já passou por empresas como a Alphabet ou a Amazon. Pode parecer meio estranho, mas a startup conta com a empresa de investimentos da agência de espionagem dos Estados Unidos (CIA), da qual Miller assumiu o comando recentemente, para produzir o que diz ser a primeira bicicleta de fibra de carbono do mundo que tem o quadro impresso em 3D.

 

Leia também:
Nasa avança rumo à mobilidade urbana aérea do futuro
Na China, uma estrada elevada só para mobilidade sobre duas rodas
Lançada bicicleta elétrica urbana 100% fabricada no Brasil


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário