Metrô de SP adia pela segunda vez leilão do monotrilho da linha 15-Prata

O aviso saiu publicado no Diário Oficial do estado de SP deste sábado (30). Abertura dos envelopes passou para o dia 22 de novembro

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Fonte: Diário do Transporte  |  Autor: Alexandre Pelegi  |  Postado em: 03 de julho de 2018

Trecho entre as estações Vila Prudente-Oratório, e

Trecho entre as estações Vila Prudente-Oratório, em operação

créditos: Governo de SP/ Divulgação

 

O leilão da Linha 15-Prata do metrô de São Paulo sofreu novo adiamento. A data anterior era 26 de junho, quando foi postergada para 31 de julho. Agora, a nova data para recebimento e abertura dos envelopes passa para o dia 22 de novembro, na B3 (antiga Bolsa de Valores de São Paulo), conforme aviso publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo deste sábado (30).

 

Como da outra vez, a justificativa foi a mesma: o volume de questionamentos em relação ao edital feitos pelas empresas interessadas na concorrência.

 

A concessão será por 20 anos e o critério para que a empresa ou consórcio seja considerada vencedora do certame é o maior valor de outorga. O lance mínimo para outorga é de R$ 153,3 milhões.

 

Atrasos

O monotrilho da linha 15, assim como outras linhas deste modal, sofre atrasos em relação às primeiras previsões e vai ficar menor e mais caro que os projetos originais.

 

Atualmente estão em operação apenas seis das 11 estações previstas já após a mudança dos planos para o sistema de pequenos trens que trafegam em elevados. Originalmente o projeto teria 18 estações e, em 2012, o custo projetado para todas elas era de R$ 3,5 bilhões.

 

Agora, as 11 estações previstas, incluindo 15,3 km de vias, que vão da Vila Prudente à Jardim Colonial, devem custar R$ 5,2 bilhões com previsão de entrega total até 2021.

 

Em agosto de 2014, começou a operar em testes o trecho de 2,3 km entre as estações Vila Prudente e Oratório. A operação comercial teve início somente em 10 de agosto de 2015. Outras quatro estações foram inauguradas para testes somente em 6 de abril de 2018: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União.

 

Foram descartados, sem previsão de retomada nos planos do estado, os trechos entre Hospital Cidade Tiradentes e Iguatemi e Vila Prudente-Ipiranga.

 

Em junho de 2016, a reportagem do Diário do Transporte já mostrava que o modal ficou até 83% mais caro para a realidade das operações em São Paulo. 

 

Esse é o segundo leilão que a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo realiza em 2018. O primeiro ocorreu em janeiro, quando foram leiloadas as linhas 5 e 17 do Metrô. A vencedora foi a CCR.

 

Em nota, a STM (Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos) disse que o certame foi postergado em mais 120 dias a pedido de empresas nacionais e internacionais do setor interessadas em participar da concorrência.

 

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