Governo paulista volta a falar na expansão da Linha Verde do metrô

Secretário disse que governador João Doria autorizou projetos executivos para obras da extensão começarem até 2022

Notícias
 

Fonte: G1/Edição Mobilize  |  Autor: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil  |  Postado em: 08 de maio de 2019

Expansão da Linha Verde: futura estação Anália Fra

Expansão da Linha Verde: futura estação Anália Franco

créditos: STM 2014

Pode ser mais uma promessa, mas nesta semana o secretário paulista de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, voltou a falar sobre a lendária expansão da Linha 2 Verde do metrô de São Paulo até o bairro da Penha, na zona leste, e a rodovia Presidente Dura, em Guarulhos. O plano havia sido lançado em abril de 2014 pelo ex-governador Geraldo Alckmin.

 

Alexandre Baldy mencionou o projeto em entrevista à TV Globo, ao responder sobre a desapropriação de vários imóveis para a construção da nova linha. Na entrevista, o secretário disse que o governador João Doria autorizou a contratação dos projetos executivos para o trecho, que poderá ser iniciado entre 2022 e 2025.

 

Mas, lembrou que as obras da Linha 6-Laranja estão paradas e que a Linha 4-Amarela, iniciada em 2004, ainda não foi concluída. "Os dois monotrilhos 15 Prata e 17 Ouro estão em construção há quase dez anos, e tem ainda a expansão da Linha 9 Esmeralda da CPTM que ficou parada um bom tempo", disse Baldy. Ele afirmou que a prioridade do governo é terminar todas essas obras.

Traçado da futura expansão do metrô Fonte: STM 2014

 

A expansão da Linha 2-Verde, que contempla o trecho Vila Prudente – Dutra, terá 15,5 km de extensão e 13 estações (Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra). Serão 14,4 km do trecho Vila Prudente – Dutra e mais 1,1 km de extensão operacional à oeste da estação Vila Madalena. Quando completa, de Vila Madalena até Dutra, a Linha 2-Verde transportará um milhão de usuários por dia, segundo previsões do Governo do Estado de São Paulo.

 

Leia também:
Obras paradas do metrô criam quarteirões fantasmas na zona leste (2018)
Governo revê cronograma de metrô até Guarulhos (2015)
Prefeitura de Guarulhos cobra extensão da Linha 2 do Metrô (2014)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Michell - 06 de Maio de 2020 às 06:49 Positivo 1 Negativo 0

E também as linhas do Metrô: 1 - Azul (Futuro Melhor "região do Cachoeirinha"/Taboão "São Bernardo do Campo") e 3 - Vermelha (Guaianazes até o Engenho Novo "Santana de Parnaíba")

Clique aqui e deixe seu comentário