"Há crianças de 10 anos que não sabem andar de bicicleta ou atar o cordão dos sapatos"

É o que diz a psicóloga Sónia Gaudêncio, para quem estas situações ocorrem por "falta de rua" e de atividades motoras que precisam ser sentidas pelos pequenos

Notícias
 

Fonte: TSF Rádio Notícias  |  Autor: Rita Costa  |  Postado em: 09 de outubro de 2019

Crianças se desenvolvem em contato com a vida ao a

Crianças se desenvolvem em contato com a vida ao ar livre

créditos: CC BY 3.0/Divulgação

O Dia das Crianças (12) está chegando e então vale fazer uma reflexão sobre como tem se dado a relação entre nossas cidades e seus mais novos moradores. Leia esta breve matéria produzida a partir de um programa da rádio TSF, de Portugal, que reproduzimos a seguir.  

 

Crianças precisam de condições para desenvolverem as competências psicomotoras, e o fato de ficarem fechadas em casa não ajuda em nada, defende a psicóloga clínica Sónia Gaudêncio.  

 

Mesmo entendendo os receios dos pais, a psicóloga alerta para a necessidade de as crianças explorarem o espaço e o corpo por meio de atividades fora de casa.

 

"[Os pais] efetivamente têm medo, porque os tempos em que vivemos são diferentes de algumas gerações atrás, e no meio urbano é mais difícil ainda deixar as crianças andarem de bicicleta ou brincar na rua sem supervisão de um adulto. Claro que existem alguns bairros ou condomínios que ainda permitem isso, mas é difícil", lamenta a profissional.

 

Para a psicóloga, é importante que os pais promovam atividades que envolvam a componente motora, mesmo que seja em família. Algumas de suas sugestões são: uma caminhada, uma caça ao tesouro, jogos de rua ou um percurso de orientação (modalidade realizada com bússola e mapas, que usa o espaço público como campo de jogo).

 

"Hoje em dia é muito comum crianças de 10 anos não saberem andar de bicicleta ou não saberem atar os sapatos. E não é muito normal que crianças com essa idade não tenham esse tipo de competência", sublinha Sónia, que aponta ainda outras consequências da falta de atividades motoras, como a descoordenação ou falta de resistência.

 

Leia também:
Como ensinar crianças a se locomoverem de forma autônoma e com segurança
Andar de bicicleta vai fazer parte do currículo escolar em Portugal
Crianças farão avaliações de caminhabilidade em SP
Família paranaense vai rodar 353 km em viagem de bicicleta
Em Brasília, crianças aplicam multa cidadã
Cidade turca dá bicicleta a crianças, para se tornar mais sustentável


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário