Estudo destaca a mobilidade de São Paulo, Brasília e Vitória

As três capitais saem na frente no quesito mobilidade da 6ª edição do Ranking Connected Smart Cities, estudo que avaliou 673 municípios com mais de 50 mil habitantes

Notícias
 

Fonte: O Estado de S. Paulo  |  Autor: O Estado de S. Paulo  |  Postado em: 21 de abril de 2021

São Paulo: maior rede de metrô e ciclovias em expa

São Paulo: maior rede de metrô e ciclovias em expansão

créditos: Gabriel Santos/Pexels

Desafio das cidades brasileiras, a mobilidade urbana precisa avançar e encurtar caminhos para a implementação de novos modais inspirados em modelos internacionais e, principalmente, considerando as necessidades de locomoção e comportamento das pessoas e do meio ambiente. E estudos como o Ranking Connected Smart Cities, importante levantamento do país sobre o ecossistema, ajudam na definição das cidades com maior potencial de desenvolvimento.

 

Um dos recortes do levantamento é o de Mobilidade e Acessibilidade. A edição 2020 aponta as três primeiras colocações: São Paulo (SP), Brasília (DF) e Vitória (ES), respectivamente. Nas seis edições, a capital paulista manteve a liderança.

 

Willian Rigon, diretor e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities e que também coordena o estudo, ressalta que o ranking avalia o eixo de mobilidade pautado em acessibilidade, conectividade e modais de transporte, considerando oito indicadores, e, no total possível de 6,75 pontos, as três cidades atingiram menos de 4,3 pontos.

 

“O levantamento avalia a proporção de automóveis por habitante, atrelada à eficiência e poluição, multimodalidade, quilometragem do transporte de massa: metrô e trem urbano e ciclovia, também associada à saúde e ao meio ambiente. As conexões entre cidades –  rodoviárias e aeroviárias, que cumprem um papel de mobilidade e conexão econômica –, e o percentual de veículos de baixa emissão”, comenta Rigon.

 

Cidades à frente na mobilidade urbana

São Paulo possui a maior malha de metrô e trens do país e um projeto cicloviário em expansão, somando 680 km, inserido em áreas empresariais e que dá acesso às regiões periféricas. Com maior conectividade interestadual, a capital conta com o aeroporto de Congonhas e fácil acesso aos aeroportos internacionais de Guarulhos e Campinas.

 

Além do ingresso de veículos de baixa emissão, Vitória se destaca com seus 12,94 km de ciclovia por 100 mil habitantes. São Paulo possui a relação de 2,82 km por 100 mil habitantes.

 

Em Brasília, os modais alternativos se sobressaem nos indicadores de conectividade e acessibilidade, com 13,82 km de ciclovia por 100 mil habitantes e duas linhas de metrô, que auxiliam no deslocamento entre as áreas distantes e o plano piloto.

 

Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, reforça a urgência e a importância de, efetivamente, o país priorizar a sustentabilidade no planejamento das cidades, considerando que a mobilidade precisa ser disruptiva e inclusiva, contemplando a micromobilidade e a conectividade, bem como entendendo que o centro de tudo é o cidadão.

 

“Verdadeiramente, só teremos a tão sonhada revolução da mobilidade urbana com base nessas transformações. E elas precisam acontecer com rapidez e efetividade. Por isso, é tão importante o envolvimento e a participação de todos na construção dessas políticas, em que reforço a sociedade, o setor público e privado, as entidades e a academia. Falando especificamente de São Paulo, em que o seu Plano Diretor Estratégico e os projetos urbanísticos serão debatidos ao longo dos próximos meses, a gestão terá a oportunidade de contemplar no projeto, que teve a última revisão em 2014, iniciativas alinhadas ao atual contexto, em que enfatizo a mobilidade urbana entre as prioridades”, disse.

 

A mobilidade é um dos temas que serão abordados no evento Connected Smart Cities & Mobility 2021. 

 

Leia também:
Brasil está fora do ranking de caminhabilidade
Surpresa: São Paulo, a melhor em mobilidade urbana, aponta ranking
Connected Smart Cities e Mobility
Brasil lança carta por cidades inteligentes
O pedestre, entre travessias e encruzilhadas
Prefeito de Vitória (ES) extingue a Linha Verde, faixa exclusiva para ônibus


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário