Espanha reduz velocidades em todas as vias das cidades

Novos limites vão de 20 a 50 km/h, e na maioria não passam de 30 km/h. Regra vigora nesta terça-feira (11) e vale para todo o país. Multas chegam a 600 euros

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de maio de 2021

Vias com áreas para bicicleta não excederão 30 km/

Vias com áreas para bicicleta não excederão 30 km/h

créditos: DGT

A partir desta terça-feira (11), os limites de velocidade em vias urbanas e cruzamentos de todas as cidades da Espanha vão ser reduzidos para velocidades de até 20 km/h, e em nenhum caso ultrapassarão os 50 km/h, conforme orientação da Dirección Nacional de Tráfico (DGT). 

 

O diretor geral da DGT, Pere Navarro, justificou as maiores reduções: “Temos cada vez mais atores e uma interação maior entre eles nas ruas de nossas cidades. Com essa interação e todos esses atores não é possível garantir a segurança em velocidades superiores a 30 km por hora. Não é possível. Ponto final.”

 

Há um mês, um grupo de autoridades composto por Navarro, o secretário-geral da Federação Espanhola de Municípios e Províncias (FEMP), Carlos Daniel Casares, e o vice-prefeito da Câmara Municipal de Bilbao, Alfonso Gil, apresentou na capital Madri um manual, especialmente elaborado para ajudar as autoridades municipais a aplicar a modificação do Regulamento Geral de Trânsito. 

 

O manual traz exemplos de como funcionará e o que poderá ser visto nas ruas das cidades espanholas. Em linhas gerais, será assim: em vias com pavimento de mesmo nível para pedestres e veículos, limites de velocidade de 20 km/h; em vias de sentido único de tráfego, 30 km/h; em vias com duas ou mais faixas em cada sentido de tráfego, limite de velocidade de 50 km/h, em vias com dois ou mais faixas de circulação de carros, nos dois sentidos. Em vias reservadas para bicicletas, o limite não excederá 30 km/h.

 

Reduzir mortes 

Em 2019, as mortes em ocorrências de trânsito nas cidades espanholas subiram 6%, e acredita-se que com a redução dos limites máximos de velocidade permitidos, os riscos por atropelamento, por exemplo, sejam reduzidos em cerca de 80%. Os infratores poderão ser punidos até com a prisão e o pagamento de multas que chegam a 600 Euros.

 

O manual produzido pela DGT desenvolve, graficamente, exemplos em que o trecho da via é descrito primeiro por meio de um diagrama, onde consta o regulamento ali aplicável e, finalmente, com o exemplo consolidado por um caso gráfico real.

 

A convicção do diretor da entidade é que “a diminuição da velocidade nas ruas permitirá que as autoridades municipais criem cidades mais amáveis e humanas, onde seus diferentes usuários possam conviver com mais segurança, ou seja, sob velocidades não superiores a 30 km/h", afirmou Navarro.

 

Além do manual, foi criado ainda um vídeo explicativo com exemplos das transformações que poderão ser feitas nas cidades com a aplicação dos novos limites de velocidade. Veja a seguir:

 

 

Leia também:
Área Calma chega a bairro central da Zona Norte de São Paulo
"O futuro não virá da eletrificação. Acredito mais na mobilidade ativa"
Vias perigosas de SP ganham faixa de alerta
Cidade de Luxemburgo abre mais espaço para pedestres e ciclistas
Buenos Aires expande sua rede cicloviária a grandes avenidas
Ciclovia, áreas verdes: o desafio europeu de reaver moradores do campo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário