Maior faixa de pedestres do país, com 40 metros, é liberada em Fortaleza

Sinalização extensa fica na esquina da Av. Tristão Gonçalves com Rua Liberato Barroso, centro da capital, e serve como reforço à segurança dos pedestres. Veja fotos

Notícias
Fotos
 

Fonte: Prefeitura de Fortaleza  |  Autor: Mobilize/ Prefeitura de Fortaleza  |  Postado em: 31 de maio de 2021

No Centro de Fortaleza, a maior faixa e pedestre d

No Centro de Fortaleza, a maior faixa e pedestre do mundo

créditos: Reprodução Bom Dia CE/TV Globo

A maior faixa de pedestre do país, com 40 metros de extensão, foi liberada nesta segunda-feira (31) para uso dos pedestres no cruzamento da Avenida Tristão Gonçalves com a Rua Liberato Barroso, no centro de Fortaleza. 

 

A proposta de ampliar a faixa de sinalização foi concebida para garantir aos que andam a pé na cidade maior tranquilidade e segurança. Segundo técnicos da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), responsável pela obra, além da faixa de pedestres, está sendo concluída a extensão da área de calçada, com uso de cores chamativas, também com esse objetivo.

 

Viagens a pé

Diariamente são efetuadas 216 mil viagens ao centro em Fortaleza, sendo que 66% delas são realizadas a pé, de ônibus, bicicleta e metrô, apontam as estimativas da Prefeitura. 

 

E, nos últimos cinco anos, a região central registrou 5.493 mil sinistros de trânsito; desse total, 439 foram atropelamentos, que provocaram 2.838 pessoas feridas e 47 mortes.

 

Mesma insegurança mostram os dados do Relatório de Segurança Viária: os pedestres representaram 33,7% das vítimas fatais e 11,2% das vítimas feridas em sinistros de trânsito no ano passado.

 

Outras ações

Além da faixa de pedestres, urbanismo tático e ciclofaixa, o bairro Centro recebe ainda uma Área de Trânsito Calmo. A ideia é criar uma série de mecanismos físicos que possibilitem que aqueles que estão se locomovendo a pé tenham suas viagens priorizadas com segurança.

 

A previsão a Autarquia Municipal de Trânsito é de que até o final de junho haja a instalação de 14 travessias elevadas e moderação na velocidade. O novo limite nas vias internas situadas no quadrilátero formado pela Av. Imperador, Rua João Moreira, Rua Sena Madureira e Av. Duque de Caxias passará a ser de 30 km/h, assim como a Av. Tristão Gonçalves. Já no corredor da Av. Imperador, os veículos não poderão exceder os 50 km/h.

 

Veja fotos da faixa de pedestres gigante, em Fortaleza.

 

Leia também:
Centro de Fortaleza terá quadrilátero com 30 km/h de velocidade máxima
Pedalar é imperativo, dizem alunos e professores em Fortaleza
Faixas de pedestres em Sobral (CE) são pintadas nas cores do arco-íris
O pedestre, entre travessias e encruzilhadas
Senado aprova destinação de 10% de multas a obras de acessibilidade


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Danaê Fernandes - 02 de Junho de 2021 às 10:08 Positivo 0 Negativo 0

Nós não temos regulamentado, por exemplo, a extensão de calçada por pintura viária. Mas adoraríamos ter um modo de implementar essa ação, sem a iminência de processos judiciais

Danaê Fernandes - 02 de Junho de 2021 às 10:06 Positivo 1 Negativo 0

Olá, Temos tentado trazer ações de urbanismo tático a Londrina, principalmente utilizando pintura viária. Entretanto, esbarramos nos quesitos legais e resoluções do CONTRAN. Como as cidades tem feito para driblar essas restrições?

Clique aqui e deixe seu comentário