Caminhões e ônibus elétricos e a gás têm alta de 840% nas vendas

Esse é o resultado de janeiro a junho de 2022. Vendas de caminhões e ônibus não movidos a diesel superam as de todo o ano passado e devem seguir acelerando, diz Anfavea

Notícias
 

Fonte: O Estado de S. Paulo  |  Autor: O Estado de S. Paulo  |  Postado em: 14 de julho de 2022

Caminhões elétricos: 177 foram emplacados este ano

Caminhões elétricos: 177 foram emplacados este ano no país

créditos: Mercedes-Benz/Divulgação

A venda de caminhões e ônibus movidos a eletricidade e gás cresceu 840,6% no Brasil no primeiro semestre de 2022. No total, foram emplacadas 602 unidades de janeiro a julho, ante 64 em igual período de 2021. 

 

Embora os números absolutos ainda sejam pequenos, indicam uma forte tendência de alta que está se consolidando. Aliás, o resultado do primeiro semestre deste ano é 47,5% maior que a soma dos 12 meses do ano passado. Em 2022, foram emplacados 408 veículos elétricos e a gás. Os dados são da Anfavea, associação que reúne as fabricantes instaladas no país.

 

De acordo com a Anfavea, dos modelos emplacados no primeiro semestre deste ano, 425 são a gás e 177 são elétricos, ao passo que em 2021 foram vendidas 32 unidades de cada tipo de veículo. O aumento indica que as empresas de transporte estão ampliando a oferta de opções alternativas ao diesel. Segundo o vice-presidente da associação, Gustavo Bonini, o ritmo de crescimento deve continuar acelerando.

 

Por enquanto, a Scania é a única marca a oferecer caminhões e ônibus a gás no Brasil. Por outro lado, as chinesas JAC Motors e BYD, bem como a Volkswagen (VWCO), têm caminhões leves a eletricidade. Aliás, a alemã é a única que produz modelos desse tipo feitos no Brasil. A BYD oferece também um caminhão semipesado elétrico. Além disso, a Iveco se prepara para lançar opções a gás no mercado brasileiro.

 

Modelos a diesel são maioria

Conforme Bonini, a demanda por veículos elétricos e a gás tem a ver com a necessidade de redução das emissões de poluentes. Segundo Bonini, clientes de toda a cadeia de transporte estão de olho nessa mudança de comportamento. Afinal, os embarcadores precisam cumprir metas ligadas à politicas de ESG (Environmental, social and Governance).

 

Seja como for, a venda de caminhões e ônibus com motor a diesel ainda deve se manter alta por muitos anos. De acordo com a Anfavea, nos seis primeiros meses de 2022 a participação desses veículos nos emplacamentos chega a 99,1%. Porém, já é possível perceber uma ligeira retração. Para comparação, no mesmo período de 2021 essa participação foi de 99,7%.

 

Leia também:
Brasil desperdiça (muita) energia nos transportes
Volvo vai produzir caminhões e ônibus elétricos no Brasil
Rede de lojas Magalu começa a operar com caminhões elétricos
Eletra prepara nova fábrica para produzir 1.800 ônibus elétricos por ano
Organizações querem programa de ônibus elétricos para cidades


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário