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Um breve resumo de notícias sobre mobilidade urbana no Brasil e no mundo. E a entrevista com a urbanista Valeska Peres Pinto, que foi reagendada para 29/11

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 23 de novembro de 2022

Newsletter Mobilize_Novembro 2022
créditos: Intervenção sobre arte de Ana Carolina Carvalho


Olá a tod@s!


Com um olho nos jogos da Copa do Mundo do Catar e outro nos preparativos para a posse dos novos governos no Brasil, estamos ouvindo as ideias de urbanistas, empresários, ativistas e políticos atuantes na área de mobilidade urbana para orientar os governantes que assumem seus postos em janeiro de 2023. A pergunta básica é:

Quais devem ser as prioridades do novo governo federal na área da mobilidade urbana? 

Hoje (23) quarta-feira, às 16 horas, pretendíamos entrevistar a arquiteta e urbanista Valeska Peres Pinto. 
Não conseguimos, infelizmente!

Valeska compareceu pontualmente, mas nós tivemos problemas técnicos que inviabilizaram a trannsmissão.
Foi uma uma pena, porque a doutora Valeska é uma autoridade no tema da mobilidade urbana. Ela é coordenadora de Melhores Práticas de Mobilidade da Divisão América Latina na União Internacional de Transporte Público (UITP) e também é uma das diretoras do Instituto MDT, organização que lançou a proposta do Sistema Único de Mobilidade.


A entrevista ficou reagendada para a próxima terça-feira (29), às 16 horas, também pelo Youtube.


Vamos falar sobre os sucessos, as dificuldades, as mudanças na área de transportes e, principalmente, vamos discutir propostas e desafios na área de mobilidade para os governos que assumem em janeiro de 2023, em especial para a nova gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. Também vamos conversar sobre os problemas que as mulheres enfrentam no transporte.

Antes, nós já ouvimos as opiniões de Rafael Calábria, Jilmar TattoSuzana NogueiraThatiana MurilloFrancisco ChristovamMeli MalatestaMarcelo Bandeira de MelloAndré Soares e Uirá Lourenço. Entre as propostas, a definição de um marco legal do transporte público, a regulamentação de novas formas para financiar o transporte, a proposta de tarifa zero, o sistema único de mobilidade, prioridade para o transporte público e, claro, mais espaço para a mobilidade ativa, a pé de de bicicleta.




Capa do Estudo Mobilize 2022
 

Algumas dessas sugestões já estão incluídas no Estudo Mobilize 2022, um amplo levantamento realizado pelo Mobilize Brasil nas 27 capitais brasileiras. Repleto de dados, o documento de 172 páginas faz uma radiografia dos desafios da mobilidade a partir de dados oferecidos pelos governos locais e também por meio de avaliações realizadas por colaboradores locais.

O Estudo também aponta a necessidade de redução das emissões de poluentes e gases de efeito estufa, meta perseguida pelas grandes economias mundiais, mas que pouco avançou na COP 27, realizada no Egito. Um dos pontos altos da reunião de Sharm el-Sheikh foi o discurso de Vivianne Heijnen, ministra do Meio Ambiente da Holanda. Ela chegou de bicicleta ao encontro, falou sobre a necessidade de reduzir o uso de carros nas cidades e, para isso, defendeu a reeducação dos gestores públicos. Ao final, anunciou um programa financiado pelo governo holandês para treinar 10 mil profissionais, em todo o mundo, em projetos e gestão para a mobilidade ativa.

Mas, voltando ao dia a dia, aqui no Brasil, ontem o prefeito Ricardo Nunes, de São Paulo, jogou um pouco de água fria nas informações sobre a possibilidade de adoção da tarifa zero no transporte público paulistano. Nunes realmente havia solicitado um estudo sobre o assunto à SPTrans, mas negou a existência de qualquer proposta concreta nesse sentido.

A tarifa do transporte público de São Paulo está congelada em R$ 4,40 desde 2020 e no momento a gestão municipal discute os limites de subsídio para evitar um aumento em janeiro de 2023. A propósito, replicamos a análise de Thiago Silva, do blog Plamurb, que apresenta alguns dados sobre o problema do financiamento do transporte na capital paulista.
 

A propósito, nós também precisamos de dindin...
Por falar em dinheiro, o Mobilize Brasil está iniciando uma campanha financeira, agora voltada aos nossos leitores. Sim, nós temos o apoio de patrocinadores importantes, como o Itaú, o Instituto Clima e Sociedade e também o app 99 e a Iosan, que aportaram recursos para a finalização do Estudo Mobilize 2022. Mas a maior parcela vem mesmo das contribuições individuais, de leitores, amigos e parceiros, desde o lançamento do Mobilize, em 2011.

Para contribuir, acesse a página Parceiro Contribuinte e faça sua doação. 


E não esqueça!
Na próxima terça-feira, 29 de novembro, às 16 horas, teremos a entrevista com a Valeska!
Dê um tempo no futebol e participe pelo nosso canal no Youtube.


 

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