Busologia pode ser um termo desconhecido da maioria dos brasileiros, mas existem registros produzidos por apaixonadas e dedicadas ao estudo dos ônibus pelo menos desde a década de 1970. Esta paixão pouco comum, no entanto, não acomete apenas os mais velhos. Nascido em Maringá, o jovem Junior Melo, hoje com 25 anos, é apaixonado por este tipo de veículo desde a infância e conta hoje com aproximadamente 90 mil seguidores nas plataformas digitais, onde conta suas experiências, compartilha registros fotográficos e opiniões sobre sua paixão.
O sucesso do jovem busólogo tem sido tão grande que diversas empresas do segmento chegaram a contatá-lo buscando auxílio na comunicação com seu público. “É como se isso sempre tivesse feito parte de mim”, afirmou Melo em entrevista ao portal Maringá Post. Melo é neto de um motorista de ônibus aposentado, o senhor Darci Antônio de Lima, um dos primeiros profissionais da categoria na cidade.
As histórias do avô ajudaram a alimentar em Junior, o fascínio pelos ônibus. “Na casa do meu avô, haviam muitas fotografias dele e do trabalho dele, os ônibus que dirigiu. Ele tinha guardados todos os crachás das empresas de ônibus de que ele trabalhou, em todas as épocas e eu tenho uma memória muito viva disso, tanto é que, na infância, minhas brincadeiras sempre envolviam eu fingir que era um motorista, igual a ele, ou então brincava de planejar rotas de viagens para empresas do ramo”, conta o busólogo.
Em 2015, Melo começou a compartilhar conteúdo sobre ônibus em uma página no Facebook, que hoje conta com quase 10 mil seguidores. Com o tempo o jovem passou a postar fotos e textos sobre sua paixão também em outras redes, como o Instagram, o YouTube, o Twitter e o TikTok, onde usa o perfil @jrmelobus.
Bruno Melo e seu avô Darci Antônio de Lima Foto: arquivo pessoal
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

Leia também:
Terminal Intermodal de Maringá
Itaipu fecha parceria para construir ciclovia em Maringá
Shenzen, na China é a primeira cidade a ter 100% dos ônibus e táxis elétricos