Itaipu fecha parceria para construção de ciclovia de 4,4 km em Maringá

Projeto foi apresentado pela Prefeitura da cidade paranaense nesta segunda-feira (17) em Foz do Iguaçu, sede da usina Binacional. Será a maior ciclovia da cidade

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Maringá  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de julho de 2023

Detalhe do projeto da futura ciclovia Tuiuti, em M

Detalhe do projeto da futura ciclovia Tuiuti, em Maringá-PR

créditos: Divulgação/ Semob Maringá

Em reunião nesta segunda-feira (17) com o prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, confirmou a parceria para a construção de uma ciclovia 4,4 km na maior avenida da cidade paranaense. 

 

A ciclovia ocupará toda a extensão da Avenida Tuiuti, desde o cruzamento com o Contorno Norte até a Avenida Brasil. De acordo com o projeto, será a maior e mais moderna pista para bicicletas de Maringá. O convênio, afirmou o prefeito, vai permitir a liberação de recursos para a obra da ciclovia, prevista no projeto de mobilidade urbana do município. O custo estimado é de aproximadamente R$ 9 milhões. 

 

Projeto

Recém-concluído, o projeto da ciclovia da Avenida Tuiuti garante uma malha que permite interligar diferentes bairros e regiões de Maringá. Além de oferecer segurança a ciclistas e pedestres, incluirá várias melhorias em mobilidade urbana para quem utiliza esse trecho. 

 

Desenvolvido por técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o projeto inclui ao longo do percurso quatro estações de apoio ao ciclistas, além de bicicletário e outros equipamentos. Haverá ainda semáforos para pedestres e ciclistas, e soluções de acessibilidade e sinalização tátil.  

 

As bicicletas correspondem hoje a 6% dos deslocamentos na cidade, o dobro da média nacional, que é de 3%, diz a Prefeitura. Maringá tem hoje aproximadamente 44 km de ciclovias, mas muitas delas estão em condições precárias, com rachaduras, desníveis e outros problemas estruturais. O prefeito diz que as ciclovias mais antigas serão refeitas, seguindo os padrões das mais atuais.

 

Bicicletas respondem por 6% dos deslocamentos em Maringá. Foto: Mileny Melo/PMM

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também: 
Rota de cicloturismo de 300 km no RS ganha apoio de nove municípios
Maringá (PR) reduz tarifa de ônibus. Meta é atrair mais usuários
Maringá (PR) tem o dobro da média nacional em deslocamentos de bike
Ciclovias nas capitais brasileiras crescem somente 4% em um ano
Pesquisa mapeia o uso da bicicleta entre estudantes no Paraná


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário