Pesquisa mapeia o uso da bicicleta entre estudantes no Paraná

Programa Pedala Paraná conclui em junho o censo de bicicletas com alunos da rede estadual. Ideia é checar o cotidiano dos jovens ciclistas e apontar ações para a prática

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Pedala Paraná  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 29 de maio de 2023

Como a bike é utilizada pelos estudantes, tema da

Como a bike é utilizada pelos estudantes, tema da pesquisa

créditos: SEES/ Governo do PR

O uso de bicicletas entre alunos das escolas públicas estaduais do Paraná é o foco de uma pesquisa governamental, coordenada pelo programa Pedala Paraná, que começou no último dia 22 de maio e segue até 6 de junho.

 

O Censo de Bicicletas e Ciclistas, que pode ser acessado neste link, é um trabalho desenvolvido conjuntamente pelas secretarias estaduais do Esporte e da Educação, esta última responsável pela administração de cerca de duas mil escolas, com um milhão de alunos. 

 

No formulário, o estudante é perguntado sobre se há locais próprios para pedalar na cidade onde vive - tais como parques, ciclovias, rotas rurais etc -; se são realizadas campanhas educativas de trânsito; ou se ele conhece alguém que já sofreu acidente de bicicleta; entre outras questões.

 

 

A proposta é que, concluído o levantamento, o link da pesquisa fique disponível aos alunos. E que a partir da análise dos dados possa se promover encontros com técnicos do Pedala Paraná para apontar ações de incentivo ao uso da bicicleta.

 

Segundo Rogério Riva, diretor de infraestrutura e projetos esportivos da Secretaria do Esporte e coordenador do Pedala Paraná, a pesquisa pode também motivar a construção de novas parcerias e investimentos. "Nunca foi feita uma pesquisa com essa amplitude. Pretendemos, com isso, mapear o cenário e apontar novas ideias voltadas especialmente para o nicho da população que utiliza bicicleta para seus deslocamentos", afirmou. 

 

Depois da adesão da rede estadual, a ideia é levar a pesquisa também para os alunos das redes municipais e particulares. 

 

Leia também:
Mais ciclistas mortos no país: hoje já são 5% dos sinistros de trânsito
Ciclistas, cada vez mais precoces
Em Londrina (PR) e São Paulo, protestos contra atropelamentos
Paraná ganha um novo circuito de cicloturismo
Ciclistas e bikes em Morretes (PR)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário