Plano cicloviário de Curitiba é tema de audiência pública nesta sexta (18)

Reunião da Câmara Municipal terá transmissão ao vivo, e presença da sociedade civil, poder público e coletivos de ciclistas para discutir as melhorias ao uso da bicicleta

Notícias
 

Fonte: Câmara de Curitiba  |  Autor: Pedritta Marihá Garcia/ CMV  |  Postado em: 14 de junho de 2021

Pedalar com segurança: o que será necessário em Cu

Pedalar com segurança: o que será necessário em Curitiba?

créditos: Carlos Costa/CMC

“Ciclomobilidade em Curitiba” é o tema da audiência pública que acontece na próxima sexta-feira (18), a partir de 14 horas, com transmissão em tempo real pelos canais do Legislativo nas redes sociais.

 

O objetivo do debate é esclarecer com a prefeitura da capital quais são as previsões para a implantação do Plano Cicloviário, qual o orçamento destinado para esse plano e quantos quilômetros de vias para bicicleta a atual gestão pretende entregar até 2024. 

 

É o que explica o texto que justifica a convocação da audiência: "A bicicleta é uma alternativa sustentável tanto do ponto de vista do meio ambiente como economicamente. Em meio à pandemia, ainda se torna uma alternativa segura de transporte no que tange à contaminação. Apesar disso, a Prefeitura de Curitiba não tem priorizado esse meio de modal e também não deixa claro suas intenções para a ciclomobilidade". 

 

A autora da iniciativa, a vereadora Maria Leticia (PV), explica que não existe orçamento municipal previsto para a execução do Plano Cicloviário em Curitiba, e apenas 12,3 km de ciclovias foram implantados nos últimos dois anos. 

 

Segundo a vereadora, a meta de Curitiba é ter 408 km de estruturas cicloviárias até 2025, mas por enquanto só foram realizados 220,8 km: "Queremos entender como está esse planejamento e como serão os próximos passos de execução, as previsões de realização de cada etapa e os prazos previstos de conclusão. Mais do que um plano de estrutura cicloviária, a cidade precisa de uma política pública de mobilidade sustentável, melhorando a segurança do ciclista e criando protocolos de atendimento específicos em casos de acidentes”, completa Letícia. 

 

Participações

São esperados nesta audiência pública representantes do poder público, da sociedade civil, dos coletivos de ciclistas e de cidadãos ciclistas para discutir as condições atuais para o uso da bicicleta na cidade.

 

Foram convidados o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc); o presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba); a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Maria Battistella; André Turbay, especialista em Gestão Urbana e professor da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Viviane Mendonça, ciclista e autora do blog Vou de Bike e Salto Alto; e a arquiteta Renata Falzoni, blogueira, cicloativista e fundadora Night Bike's Club. 

 

Serviço

A audiência pública da CMC será no dia 18 de junho, a partir das 14h, transmitida pelas seguintes redes sociais do Legislativo: youtube, facebook e twitter

 

Leia também:
Saiba a diferença de ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota
Agora já é possível ir de bike aos drive-thrus de vacinação, sabia?
Alemanha investe pesado na formação de especialistas em ciclismo
Bicicletas, a melhor opção para o "delivery express"
França quer incentivar troca de carro velho por bicicleta
Especialistas pedem mais ciclovias e passagens de fauna em rodovias


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário