Maringá (PR) tem o dobro da média nacional em deslocamentos de bike

Pesquisa mostra que 6% das viagens na cidade são feitas de bicicleta. Busca por qualidade de vida aquece mercado, que em 2021 vem abrindo novas vagas na indústria

Notícias
 

Fonte: CBN  |  Autor: Luciana Peña  |  Postado em: 15 de julho de 2021

Em Maringá, bicicleta desponta como opção na pande

Em Maringá, bicicleta desponta como opção na pandemia

créditos: Luciana Peña/ CBN

No centro de Maringá (PR), a ciclovia da Avenida Brasil apresenta diariamente um trânsito intenso de bikes, ainda mais nos horários de pico. Essa via é exemplo de como o maringaense vem cada vez mais se deslocando de bicicleta. 

 

É também o que mostra uma pesquisa divulgada agora pela Prefeitura, com dados inéditos, revelando que a bicicleta representa 6% dos deslocamentos na cidade, o que dá o dobro da média nacional. Para efeito de comparação, Curitiba tem 2% de trajetos feitos por bikes. O índice de Maringá sobe para 7% quando se considera os municípios próximos de Sarandi e Paiçandu.

 

O estudo aponta também que a principal motivação para os deslocamentos de bicicleta é o trabalho. Pedalar de casa ao trabalho e vice-versa responde por 52% dos 37 mil deslocamentos de bike. Depois vem a escola, a saída para compras e lazer, e outros. A média de tempo de viagem é de 35 minutos.

 

Pandemia

A moradora Taína Rosa dos Santos, que pensava em comprar uma bicicleta para economizar e cuidar da saúde, diz que a covid-19 acelerou seus planos. Ela é grupo de risco e não queria se expor à aglomeração no transporte público. Hoje tem a bicicleta como sua companheira do dia a dia. 

 

É uma das histórias que mostram como a pandemia aqueceu o mercado de bicicletas - no ano passado as fábricas acumularam pedidos e precisaram aumentar a capacidade de produção.

 

Mesmo enfrentando a falta de peças, a fábrica onde o gerente administrativo Rodrigo Leão trabalha, em Sarandi, conseguiu atender a demanda.

 

Para isso, perto de 100 funcionários foram contratados pela empresa em 2020, e este ano mais 100 vagas foram abertas. Trinta vagas foram preenchidas e 70 ainda estão em aberto. 

 

O mercado em alta fez a fábrica expandir o leque de produtos. Agora a empresa também produz acessórios para ciclistas.

 

Pesquisa

A pesquisa da Prefeitura foi realizada pela empresa Cidade Viva, contratada para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana da cidade. Os dados foram coletados durante dois meses em 2020 e serão detalhados na audiência pública (presencial e on-line) do Plano de Mobilidade Urbana, no próximo dia 27.

 

Leia também:
Como começar a usar a bicicleta na cidade
Vamos viajar de bicicleta? Ouça o Expresso #45
Países europeus querem incluir a bicicleta na mobilidade pós-covid
França quer incentivar troca de carro velho por bicicleta
Empregos com carteira assinada criados pela indústria de bicicletas



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário