Uma solenidade no Pátio Morro Grande, zona norte de São Paulo, marcou a entrega do primeiro trem da Linha 6 - Laranja, que ligará o bairro da Brasilândia à estação São Joaquim, no centro da capital paulista.
Fabricado pela francesa Alstom em sua unidade de Taubaté (SP), a composição tem capacidade para 2 mil passageiros e vai integrar uma frota de 22 trens que, segundo as previsões atenderá a mais de 630 mil passageiros por dia. Conforme dados divulgado pela fabricante e pelo governo paulista, os novos trens terão durabilidade superior a 40 anos e são mais leves, o que contribui para maior eficiência energética e uma operação mais sustentável. As composições contam com tecnologia que permitirá a operação sem a necessidade de condutor a bordo, com velocidade máxima de até 90 km/h.
O projeto dos trens contou com o uso do Lab 4.0 da Alstom, um laboratório de realidade virtual com tecnologia avançada que simula, de forma realista, os trens em ambiente virtual, permitindo antecipar e corrigir eventuais ajustes técnicos.
O primeiro trecho da linha, entre a Brasilândia e Perdizes, será entregue no segundo semestre de 2026. A Linha 6-Laranja terá conexões com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi do sistema metropolitano. O trecho entre Perdizes e a estação São Joaquim tem entrega prevista para 2027. No total, a linha terá quinze estações e o trajeto, que atualmente leva cerca de uma hora e meia de ônibus, será reduzido para apenas 23 minutos.
Com investimento comprometido de mais de R$ 19 bilhões, o projeto da Linha 6-Laranja é uma parceria público-privada do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni), que vai operar o sistema por 19 anos. A construção da linha e das estações está a cargo da Acciona, empresa de origem espanhola.
Veja mais fotos:

Leia também:
Trem da Linha 17 Ouro do Metrô-SP entra em fase de testes
Estação do metrô em SP está sem acessibilidade. Desde janeiro
Metrô de SP anuncia edital da Linha 19-Celeste, até Guarulhos
A estação de metrô mais profunda da América Latina
Quer apoiar o Mobilize Brasil?
