A partir desta terça-feira (28), até quinta (30), a cidade de São Paulo vai sediar a Arena ANTP 2025 - 24º Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana. Promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o evento será realizado no Transamerica Expo Center, centro de eventos localizado na zona sul da capital paulista.
O evento está na 24ª edição, e se consagrou como um importante fórum nacional sobre transporte público e mobilidade urbana. Participam autoridades, gestores, técnicos, pesquisadores e representantes do setor privado para discutir os desafios e caminhos da mobilidade no Brasil.
Desta vez, a Arena ANTP abordará temas centrais para o futuro do transporte coletivo, como sustentabilidade financeira e ambiental - em sintonia com proximidade da COP 30, em Belém - , transição energética, digitalização, equidade, diversidade e inclusão social.
Marco legal
Entre os principais temas em pauta está o Marco Legal do Transporte Público, atualmente em discussão no Congresso Nacional. O novo marco propõe diretrizes para modernizar o setor e retoma o papel do governo federal no apoio ao transporte urbano — tanto nos investimentos em infraestrutura quanto, pela primeira vez, no custeio dos sistemas.
Para a ANTP, essa proposta representa um passo decisivo para garantir segurança jurídica, planejamento de longo prazo e sustentabilidade financeira ao transporte público brasileiro, destaca o site da entidade.
A programação também incluirá painéis sobre Tarifa Zero, planejamento urbano integrado, governança metropolitana, sistemas inteligentes de transporte e políticas de descarbonização.
Como chegar
Duas empresas de mobilidade, a Primova, e a operadora MobiBrasil, vão oferecer um serviço de transporte gratuito e exclusivo para os participantes do evento, conectando o Aeroporto de Congonhas ao Transamérica Expo Center. Para utilizar o serviço, é necessário baixar o app Cittamobi, realizar o login utilizando o número do CPF e, na seção "Primova Pay" no menu do app, selecionar a opção "Tarifa Arena ANTP". Depois é só aproximar o celular no equipamento de validação no ônibus para liberar a catraca e seguir viagem.
Mobilidade ativa
Mas, para quem prefere caminhar, há ainda o "Bonde a Pé", projeto de mobilidade ativa organizado pelo Instituto Corrida Amiga, que todo ano leva os participantes para a Arena ANTP, partindo da estação Santo Amaro e caminhando até o Transamérica Expo Center. A iniciativa, dizem os organizadores, permite transformar a caminhada em uma experiência de troca e pesquisa sobre a caminhabilidade.
Para se inscrever (gratuitamente) na Arena ANTP 2025 clique aqui.
Serviço
Arena ANTP 2025 – 24º Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana
Local: Transamerica Expo Center – São Paulo (SP)
Data: 28 a 30 de outubro de 2025
Realização: Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP
Mais informações: www.antp.org.br
Leia também:
Como integrar a bilhetagem em todos os transportes urbanos
BNDES financia estudo de mobilidade urbana em 21 metrópoles do país
Eletrificação de milhares de ônibus até 2030
Em SP, pesquisas de Origem e Destino poderão orientar o transporte
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
