A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM), por meio da sua Coordenadoria de Planejamento e Gestão (CPG), anunciou para 2026 o início de uma pesquisa de Origem e Destino (OD) na região metropolitana de Jundiaí. A meta é que a iniciativa seja replicada em todas as regiões metropolitanas do estado, fornecendo dados essenciais para a elaboração de novos Planos Integrados de Transportes Urbanos.
Em Jundiaí a pesquisa incluirá dados de telefonia móvel para a identificação dos deslocamentos entre os municípios, além dos dados coletados dentro de cada município, algo novo no modelo. A fase de coleta de dados está prevista para começar em 2026 e ser concluída no fim do primeiro semestre do ano que vem. O governo espera que a análise dos dados esteja finalizada no segundo semestre de 2026.
De acordo com a Secretaria de Transportes, o objetivo é levantar informações detalhadas e atualizadas sobre os deslocamentos populacionais, incluindo os motivos das viagens, os horários de início e fim das viagens e os meios de transporte utilizados. Os dados serão utilizados como base para o desenvolvimento do Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU), orientando os investimentos e as políticas de mobilidade.
Após Jundiaí, serão coletados dados de Sorocaba e, na sequência, todas as demais Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo. A previsão do governo é concluir as Pesquisas Origem Destino até o fim de 2028. As Pesquisas OD são uma espécie de raio-X da mobilidade metropolitana, com informações de como, quando, por que e para onde as pessoas se deslocam.
Leia também:
Como se move a Região Metropolitana de São Paulo
Consulta Pública - Plano de Segurança Viária do Estado de São ...
Pesquisadores da USP elaboram mapa da poluição do ar em SP
Mortes de pedestres em São Paulo - Mobilize Brasil
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
