Pesquisadores da USP elaboram mapa da poluição do ar em SP

Mapas georreferenciados da concentração de material particulado a que motoristas e passageiros estão expostos, por trajeto e horário, foram apresentados em evento nos EUA

Notícias
 

Fonte: Agência Fapesp  |  Autor: Elton Alisson/ Mobilize (edit.)  |  Postado em: 11 de abril de 2024

Mapa da poluição do ar em SP, por região e horário

Mapa da poluição do ar em SP, por região e horários

créditos: Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas

Com base em dados da qualidade do ar, será possível em um futuro não muito distante decidir o melhor trajeto e horário para se deslocar de carro ou de transporte público em grandes cidades como São Paulo. É o que apontam pesquisadores da Universidade de São Paulo, que vêm elaborando mapas com as regiões da cidade onde se verificam os maiores índices de poluição e os períodos de pico dessas emissões. 

 

Os estudos estão sendo realizados por equipes do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP), com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). E parte dos resultados desses projetos foram apresentados durante um painel sobre oportunidades de estudos em cidades inteligentes realizado nesta terça-feira (9), na abertura do Fapesp Week Illinois, em Chicago (EUA).

 

Para este estudo em São Paulo, equipamentos portáteis como contadores de partículas a laser e aparelhos de GPS foram instalados em diferentes tipos de veículos. A partir daí, os pesquisadores mediram e obtiveram dados georreferenciados da concentração de material particulado a que motoristas e passageiros estão expostos na cidade em diferentes trajetos e horários.

 

“Com base nos dados coletados conseguimos construir mapas e identificar quais regiões da cidade têm maior concentração de poluentes”, contou à Agência Fapesp Thiago Nogueira, professor da FSP-USP.

 

A exposição aos poluentes durante os deslocamentos foi avaliada por meio de diferentes modos de transporte – carro, ônibus, metrô e bicicleta – e regiões da cidade.

 

Os resultados revelaram que os moradores da região oeste da capital paulista estão expostos a uma concentração maior de um poluente atmosférico chamado carbono negro. Além disso, nas áreas da cidade com maior concentração de áreas verdes, observou-se melhores condições de qualidade do ar. Em contrapartida, regiões com maior presença de edifícios altos apresentaram qualidade intermediária do ar. “Vimos que os prédios altos desfavorecem a dispersão da poluição do ar”, explicou Nogueira.

 

Cidades globais

Os pesquisadores também mediram, em dez cidades globais, incluindo São Paulo, os níveis de exposição a material particulado em períodos diferentes do dia. Os resultados indicaram que a exposição aos poluentes, fora do horário de pico de trânsito, foi 40% menor pela manhã e 91% menor durante a noite. 

 

Além disso, os maiores índices de exposição a altas concentrações de material particulado foram registrados em situações em que o carro estava com as janelas abertas. O estudo também constatou que os motoristas e passageiros de ônibus em São Paulo estão expostos a níveis mais altos de poluentes atmosféricos do que os usuários de carro e de metrô. Os níveis de exposição atmosférica nos meios de transporte em São Paulo, contudo, foram menores do que os registrados nas outras nove cidades participantes, localizadas na África, Ásia e na América do Sul.

 

“Apesar da cultura de que São Paulo é uma cidade muito poluída, na comparação com outros países observamos que os níveis de exposição a material particulado na capital paulista são mais baixos”, afirmou Nogueira.

 

Entre as razões para essa diferença há o fato de que os combustíveis utilizados no Brasil para abastecer os veículos são mais limpos em comparação aos adotados nos países das outras nove cidades participantes. Além disso, a matriz energética brasileira tem maior participação de fontes renováveis, explicou Nogueira.

 

“Também temos no Brasil o Proconve [Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores], que vem, a cada etapa, estabelecendo a exigência do uso de combustíveis mais limpos e motores mais eficientes no país”, acrescentou o pesquisador.

 

Desigualdade no acesso

Atualmente, 70% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no mundo são provenientes das cidades, sendo que quase a metade é originada dos transportes urbanos, em maior parte, pelos carros de transporte privativo, sublinhou Mariana Giannotti, professora da Escola Politécnica da USP (Poli-USP) e coordenadora de transferência tecnológica do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fapesp. “Nesse sentido, o transporte público representa uma ótima estratégia para enfrentar questões relacionadas à sustentabilidade”, avaliou a pesquisadora durante palestra no evento.

 

A pesquisadora e colaboradores compararam o acesso ao transporte público em São Paulo, Nova York e Londres com base no tempo de viagem dos usuários e no custo das passagens. Os resultados indicam que Nova York possui uma política de integração que é justa e contribui para aliviar a desigualdade no acesso ao transporte público da população. Já em São Paulo a situação é diferente, comparou Giannotti.

 

“Em São Paulo, a desigualdade está sendo reforçada pela forma como é cobrada a tarifa dos usuários de transporte público. Normalmente, as pessoas gastam, em média, entre 20% e 40% de sua renda na cidade com essa finalidade, enquanto os moradores de Nova York despendem entre 5% e 10%”, comparou.

 

Cooperação 

Realizado na sede do Discovery Partners Institute, em Chicago, o objetivo do encontro da Fapesp foi criar oportunidades de cooperação científica e tecnológica entre pesquisadores do estado de São Paulo e do Sistema de Universidades de Illinois (UIS, na sigla em inglês), formado pelos campus da instituição em Chicago, Urbana-Champaign e Springfield, no centro-oeste norte-americano. Participaram ainda do evento pesquisadores da região dos Grandes Lagos, na fronteira entre Estados Unidos e Canadá, e de instituições parceiras do Canadá e do México.

 

Leia também:
Pesquisador da USP fala da urbanização e seus efeitos para a saúde
Árvores são vítimas das mudanças climáticas
Em defesa dos bairros verdes de São Paulo
Grupo de 1% mais rico emite igual quantidade de CO2 de 66% dos pobres


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 
 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário