Ciclofaixas luminosas melhoram a segurança na França

Teste da tecnologia com LEDs está sendo realizado em um cruzamento perigoso na localidade de Issy-les-Moulineaux, sudoeste da Grande Paris

Notícias
 

Fonte: Elaborator  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de julho de 2025

Sistema Flowell em ciclovia de Issy-les-Moulineaux

Sistema Flowell em ciclovia de Issy-les-Moulineaux, França

créditos: Divulgação/ Flowell


Elaborator é o nome de um experimento interessante para o desenho das cidades que está sendo realizado pela empresa Colas em várias cidades da Europa, como Helsinque (Finlândia), Copenhague (Dinamarca), Milão (Itália), Saragoça (Espanha) e Tricala (Grécia). Também dentro desse projeto, a localidade francesa de Issy-les-Moulineaux, na região metropolitana de Paris, está testando diversas inovações, especialmente na área de mobilidade e segurança viária.


Desde dezembro de 2024, a prefeitura está avaliando um sistema de sinalização luminosa implantado sob o pavimento projetado para melhorar a segurança de ciclistas e pedestres na área chamada "cidade-farol", onde as inovações são experimentadas.


O sistema Flowell
é integrado por faixas e pictogramas luminosos que demarcam faixas de pedestres e ciclovias, especialmente em pontos críticos, onde as ciclovias e rotas de pedestres sofrem maior interferência do trânsito motorizado.


No caso de Issy-les-Moulineaux a ideia é melhorar a visibilidade e evitar interações perigosas entre bicicletas, patinetes, carros e motocicletas, especialmente à noite. A necessidade de mais segurança ficou evidente após a morte de um [isso mesmo, um ciclista] em 2021 no cruzamento onde a Flowell foi instalada.

 

As faixas de LED embutidas do sistema Flowell são ativadas automaticamente ao escurecer, alertando os motoristas sobre a aproximação de ciclistas e tornando os cruzamentos mais visíveis. Combina linhas de luz e pictogramas de bicicleta para garantir a continuidade da ciclovia no cruzamento da Rue Rouget de Lisle com a Quai Franklin Roosevelt, numa área lindeira ao rio Sena.


As marcações luminosas serão avaliadas por um período de dois anos em Issy-les-Moulineaux para comprovar sua eficácia a longo prazo. Uma preocupação é que, em caso de falha do sistema, as marcações desapareçam completamente, potencialmente reduzindo a segurança em vez de aumentá-la.


Se bem-sucedido, o sistema poderá servir de modelo para outras cidades que buscam equilibrar visibilidade, segurança e tecnologia moderna em suas redes de transporte.

 




Leia também:
Leds nas calçadas para alertar os distraídos com o celular
Seul adere aos semáforos de piso para alertar "pedestres zumbis"
Uma jaqueta inteligente, para dar mais segurança ao ciclista


Quer apoiar o Mobilize Brasil?  

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário