Em SP, voluntários avaliaram os 735 km de ciclovias. Veja os resultados

Auditoria Cidadã verificou a sinalização, largura e a condição dos pavimentos para gerar um mapa com fotos de toda a rede cicloviária da capital paulista

Notícias
 

Fonte: Gabinete Renata Falzoni  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 22 de julho de 2025

Levantamento foi realizado com mais de 160 voluntá

Levantamento foi realizado com mais de 160 voluntários

créditos: Murilo Azevedo / Gabinete Renata Falzoni

Durante seis meses, de janeiro a junho, 164 ciclistas voluntários percorreram mais de 1.500 km para avaliar as condições de segurança e conservação dos 735,7 km da malha cicloviária da cidade de São Paulo.


Esta terceira edição da Auditoria Cidadã foi realizada com apoio do gabinete da vereadora e cicloativista Renata Falzoni. Segundo o relatório publicado hoje (22), desta vez as visitas foram registradas em cerca de 59 mil imagens realizadas com câmeras 360º e também com os celulares de voluntários. As fotografias foram georreferenciadas a partir dos metadados, o que permitiu a construção de mapas precisos e completos da infraestrutura cicloviária.

 

Além disso, o registro das câmeras 360º gerou uma espécie de Google Street View das ciclovias de São Paulo, que está online e aberto para consulta pública.



Detalhe do mapa obtido, com as fotos colhidas em toda a rede cicloviária Imagem: reprodução


Os dados revelaram avanços importantes, mas também fragilidades já detectadas nos estudos anteriores (2018 e 2022) e que persistem como ameaças a quem pedala na cidade. O levantamento focalizou cinco aspectos que revelam o estado das ciclovias e ciclofaixas:


a) Estado da sinalização horizontal (pintura e tachões):
Segundo o documento publicado, a sinalização horizontal está em estado precário ou muito precário em 18% dos locais auditados. 

 

b) Condição do pavimento:
Nessa avaliação, somente os trechos com problemas visíveis foram destacados. Com base em observações de campo, 20,5% dos pavimentos estão em estado muito precário, precário/ruim ou razoável.

 

c) Largura da faixa ciclável:
Em relação à largura das ciclovias, a avaliação constatou que 16% precisam ser readequadas para garantir a segurança dos ciclistas.

 

d) Situação das interseções entre ciclovias e vias de trânsito motorizado:
Conforme o relatório, 22% das 6.320 interseções analisadas precisam de reparos urgentes, sobretudo nas periferias. 

 

e) Situação dos semáforos voltados aos ciclistas:
Em relação às 2.803 interseções com semáforo, 51% são consideradas seguras para ciclistas, enquanto as demais apresentam algum tipo de risco.

 

Conforme o relatório, "mais do que mapear problemas, a Auditoria Cidadã busca gerar soluções". Desta forma, os resultados já foram encaminhados à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET/SP) e à Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), com o objetivo de estimular a manutenção permanente dessa infraestrutura.

 

 

 

O resultado das avaliações pode ser consultado no site https://falzoni.com.br/auditoria-cidada/, com acesso aberto a todos os dados e ao mapa que mostra os resultados principais e as fotografias obtidas no trabalho de campo.


Leia também:
Em Fortaleza, crianças terão um caminho seguro para ir de bicicleta
Prefeitura de Niterói (RJ) vai ouvir população sobre uso da bicicleta

Impressões ao caminhar por Paris
Bicicleta Brasil 2025: mais categorias e prêmios dobrados


E que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário